Busca avançada
Ano de início
Entree

Nemátodas marinhos de vida livre: taxonomia, sistemática e filogenia

Processo: 10/05472-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Gustavo Fernandes Camargo Fonseca
Beneficiário:Gustavo Fernandes Camargo Fonseca
Instituição-sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/14019-0 - Nematodas marinhos de vida livre: taxonomia, sistemática e filogenia, AP.JP
Assunto(s):Filogenia   Sistemática   Nematoda   Biologia marinha

Resumo

O filo Nematoda é altamente diverso, está presente em praticamente todos os tipos de ambientes e, portanto, é considerado um dos filos mais bem sucedidos do planeta. Entretanto, a falta de estudos taxonômicos, principalmente com nemátodas marinhos de vida livre, impede o progresso de várias outras disciplinas dependentes da taxonomia, tais como ecologia, biogeografia e evolução. É, portanto, com o objetivo de expandir e transmitir o conhecimento taxonômico, que a presente proposta espera iniciar uma linha de pesquisa em nemátodas marinhos de vida livre no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP). Além de aumentar o conhecimento da biodiversidade do Estado de São Paulo, a presente proposta pretende combinar técnicas morfológicas e moleculares para responder questões da sistemática e filogenia do grupo. Será montada uma coleção de lâminas permanente de referência e um banco de dados virtual onde cada espécie identificada e seqüenciada estará representada por fotografias ou ilustrações e georeferenciada. Em termos de produção científica, os resultados serão publicados regularmente ao longo dos quatro anos. Ao todo estão previstas duas revisões taxonômicas das ordens mais abundantes e comuns de ambientes marinhos (Monhysterida e Aerolaimida), duas chaves de identificação, uma para todos os gêneros encontrados no Estado de São Paulo e outra de caráter internacional, abrangendo os gêneros que não estão nas chaves tradicionais, e ao menos cinco publicações em periódicos indexados. A presente proposta visa ainda capacitar estudantes e técnicos em estudos de taxonomia, sistemática e filogenia de nemátodas marinhos de vida livre. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALLUCCI, FABIANE; DE CASTRO, ITALO BRAGA; PERINA, FERNANDO CESAR; DE SOUZA ABESSA, DENIS MODELO; TEIXEIRA, AMANDA DE PAULA. Ecological effects of Irgarol 1051 and Diuron on a coastal meiobenthic community: A laboratory microcosm experiment. ECOLOGICAL INDICATORS, v. 58, p. 21-31, NOV 2015. Citações Web of Science: 14.
FONSECA, GUSTAVO; HUTCHINGS, PAT; GALLUCCI, FABIANE. Meiobenthic communities of seagrass beds (Zostera capricorni) and unvegetated sediments along the coast of New South Wales, Australia. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 91, n. 1, p. 69-77, JAN 1 2011. Citações Web of Science: 31.
FONSECA, GUSTAVO; HUTCHINGS, PAT; VIEIRA, DANILO CANDIDO; GALLUCCI, FABIANE. Meiobenthic community underneath the carcass of a stingray: a snapshot after natural death. AQUATIC BIOLOGY, v. 13, n. 1, p. 27-33, 2011. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.