Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do desequilíbrio de ligação em cana-de-açúcar

Processo: 10/06702-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Antonio Augusto Franco Garcia
Beneficiário:João Ricardo Bachega Feijó Rosa
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético   Marcador molecular

Resumo

A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é uma espécie vegetal de grande importância para a agricultura brasileira e mundial. Com o recente advento dos marcadores moleculares, tornou-se possível a construção de mapas genéticos e o mapeamento de QTL's com base em cruzamentos biparentais, permitindo o estudo da arquitetura genética de caracteres quantitativos importantes em espécies com grande complexidade genética, como é o caso da cana-de-açúcar. Entretanto, o uso de populações experimentais oriundas de cruzamentos controlados nas análises de ligação tende a limitar os eventos de recombinação genética, gerando uma menor resolução de mapeamento. Nesse sentido, o mapeamento associativo surge como ferramenta promissora no estudo de QTL's, uma vez que são utilizadas populações naturais, coleções de germoplasma, conjunto de materiais elite e outros, possibilitando detectar eventos de recombinação em um contexto histórico-evolutivo. Para definir as melhores estratégias de mapeamento associativo, é fundamental conhecer a extensão genômica do desequilíbrio de ligação (DL), o qual representa a associação não aleatória entre alelos de diferentes locos em uma população. Assim, o presente projeto tem como objetivo analisar a extensão do DL ao longo do genoma de variedades comerciais e clones de interesse para o melhoramento da cana-de-açúcar no Brasil, servindo de base para a futura realização do mapeamento associativo. Para tanto, esses genótipos, que constituem o painel brasileiro para mapeamento associativo, serão genotipados por marcadores moleculares microssatélites derivados de seqüências expressas do genoma (EST-SSR), desenvolvidos por Oliveira et al. (2007).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO, FERNANDA ZATTI; BACHEGA FEIJO ROSA, JOAO RICARDO; ALMEIDA BALSALOBRE, THIAGO WILLIAN; PASTINA, MARIA MARTA; SILVA, RENATO RODRIGUES; HOFFMANN, HERMANN PAULO; DE SOUZA, ANETE PEREIRA; FRANCO GARCIA, ANTONIO AUGUSTO; CARNEIRO, MONALISA SAMPAIO. A genome-wide association study identified loci for yield component traits in sugarcane (Saccharum spp.). PLoS One, v. 14, n. 7 JUL 18 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, João Ricardo Bachega Feijó. Análise do desequilíbrio de ligação e da estrutura populacional do germoplasma brasileiro de cana-de-açúcar. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.