Busca avançada
Ano de início
Entree

Humor vítreo: uma alternativa para investigação de drogas de abuso post-mortem

Processo: 10/05978-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Bruno Spinosa de Martinis
Beneficiário:Mariana Dadalto Peres
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/24383-3 - Comparação da concentração de drogas de abuso e medicamentos de interesse forense em diferentes matrizes post-mortem, BE.EP.DD
Assunto(s):Toxicologia forense   Mudanças depois da morte   Drogas ilícitas   Corpo vítreo   Cromatografia gasosa-espectrometria de massas   Ribeirão Preto (SP)

Resumo

O humor vítreo é um gel aquoso, transparente e incolor anatomicamente situado entre o cristalino e a retina. As drogas e seus metabólitos passam para o humor vítreo por difusão passiva e, de modo geral, a concentração dos analitos no humor vítreo é similar as concentrações obtidas no sangue. O humor vítreo é uma matriz relativamente simples em termos analíticos quando comparada à urina e ao sangue, estável e pouco susceptível a mudanças post-mortem e contaminação por bactérias. Pode ser colhido facilmente durante o exame necroscópico e deste modo utilizado para determinação de drogas post-mortem. Nos últimos anos vários grupos internacionais de toxicologia forense vêm avaliando o uso de matrizes alternativas para o teste de drogas. De uma perspectiva forense, o uso de humor vítreo pode representar uma ferramenta válida para determinação de drogas de abuso. O álcool e as drogas ilícitas estão associados com um aumento do risco de mortes violentas. O desenvolvimento de um método sensível e rápido utilizando a Cromatografia em fase Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas (CG-EM), para análise da cocaína, maconha, opióides, anfetaminas, seus derivados e metabólitos em amostras de humor vítreo, permitirá identificar a relação das drogas de abuso com mortes violentas em Ribeirão Preto - SP e Vitória - ES. Este estudo também poderá contribuir nas tomadas de decisão por parte das autoridades para enfrentar este problema. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERES, MARIANA DADALTO; PELICAO, FABRCIO SOUZA; CALEFFI, BRUNO; DE MARTINIS, BRUNO SPINOSA. Simultaneous Quantification of Cocaine, Amphetamines, Opiates and Cannabinoids in Vitreous Humor. JOURNAL OF ANALYTICAL TOXICOLOGY, v. 38, n. 1, p. 39-45, JAN-FEB 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.