Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da radiação ionizante para a melhoria da inocuidade de espinafre (Tetragonia expansa) minimamente processado

Processo: 10/06969-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Mariza Landgraf
Beneficiário:Ana Carolina Bortolossi Rezende de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espinafre   Salmonella   Listeria monocytogenes   Microbiologia de alimentos

Resumo

O espinafre (Tetragonia expansa) é um vegetal comumente consumido pela população brasileira, sendo uma boa fonte de minerais, vitaminas, especialmente vitaminas C e E além de flavonoides e carotenoides. Nos últimos anos, vegetais têm sido responsáveis por surtos de enfermidades transmitidas por alimentos em diversas regiões do mundo por veicularem os mais diferentes microrganismos patogênicos. O uso de sanitizantes nem sempre reduz de maneira significativa a população microbiana presente nesses alimentos, sendo necessária a aplicação de técnicas mais eficientes. Entre essas, a irradiação vem recebendo especial consideração por se tratar de um processo que, dependendo da dose, não altera as características naturais do alimento e, ao mesmo tempo, reduz de maneira significativa a microbiota presente promovendo a inocuidade desse alimento e estendendo sua vida de prateleira. Deste modo, os objetivos do presente estudo são avaliar o efeito da irradiação na redução de E. coli produtora de toxina de Shiga, Salmonella spp. e L. monocytogenes inoculadas em espinafre, bem como sobre os atributos físico-químicos e sensoriais do vegetal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REZENDE, ANA CAROLINA B.; IGARASHI, MARIA CRYSTINA; DESTRO, MARIA TERESA; FRANCO, BERNADETTE D. G. M.; LANDGRAF, MARIZA. Effect of Gamma Radiation on the Reduction of Salmonella strains, Listeria monocytogenes, and Shiga Toxin-Producing Escherichia coli and Sensory Evaluation of Minimally Processed Spinach (Tetragonia expansa). JOURNAL OF FOOD PROTECTION, v. 77, n. 10, p. 1768-1772, OCT 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.