Busca avançada
Ano de início
Entree

Nucleotídeos na alimentação de leitões recém-desmamados

Processo: 10/07318-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Valdomiro Shigueru Miyada
Beneficiário:Carla de Andrade
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Desmame   Eficiência   Suinocultura   Histologia   Morfometria   Leitões   Microbiologia

Resumo

Cento e sessenta leitões recém-desmamados aos 21 dias serão utilizados com o objetivo de avaliar os efeitos dos nucleotídeos sobre o desempenho, a frequência de diarréia, a morfometria de órgãos, a morfologia do epitélio intestinal e a microbiologia intestinal dos animais. O delineamento experimental será em blocos casualizados, com cinco tratamentos, oito repetições (bloco) por tratamento e quatro animais por unidade experimental (dois machos castrados e duas fêmeas). Os tratamentos serão: C - dieta basal composta de milho, farelo de soja e derivados lácteos; Am - dieta basal + 40 ppm de antimicrobiano; Nu100 - dieta basal + 100 ppm de nucleotídeos; Nu150 - dieta basal + 150 ppm de nucleotídeos e Nu200 - dieta basal + 200 ppm de nucleotídeos. Para a determinação das variáveis de desempenho, os animais serão pesados ao 1º, 14º e 34º dias de experimentação, assim como serão quantificadas as rações fornecidas e desperdiçadas. Para avaliar a frequência de diarréia, serão dadas notas (escore), diariamente, no período da manhã. Ao final do experimento, um animal de cada baia (unidade experimental) será abatido, após jejum sólido de 14 horas, para avaliação da morfometria de órgãos e da histologia do epitélio intestinal, além da coleta de amostras do conteúdo do jejuno/íleo e do reto para avaliação da microbiologia intestinal dos leitões.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Carla de. Nucleotídeos na alimentação de leitões recém-desmamados. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.