Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação de nanotubos de carbono com sistemas nanométricos e biológicos: estudos experimentais e computacionais

Processo: 10/08242-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Valtencir Zucolotto
Beneficiário:Lilian Maria Pessôa da Cruz Centurion
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/24070-5 - Estudo da interação de nanotubos de carbono e estruturas biológicas através de dinâmica molecular, BE.EP.DR
Assunto(s):Nanotubos de carbono   Técnicas de caracterização elétrica   Sensores   Moléculas bioativas

Resumo

O desenvolvimento da nanociência e da nanotecnologia nos últimos anos criou uma nova fronteira no estudo da matéria, permitindo que compostos já conhecidos tenham suas propriedades redescobertas ao serem manipulados em nível molecular. Os nanotubos de carbono são um dos materiais mais promissores deste campo, por apresentarem propriedades mecânicas, térmicas e elétricas que os tornam apropriados para o desenvolvimento de dispositivos, especialmente na área de eletrônica e sensores. As metaloftalocianinas são moléculas macrocíclicas que vêm sendo imobilizadas há décadas devido à grande variedade de aplicações que elas proporcionam. Este projeto prevê a imobilização de nanotubos de carbono e metaloftalocianinas em filmes automontados, visando-se combinar propriedades de interesse destes dois materiais para aplicação em sensores. Estes sistemas devem ser investigados através das técnicas convencionais de espectroscopia, com especial enfoque nas espectroscopias vibracionais e de impedância elétrica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CENTURION, Lilian Maria Pessôa da Cruz. Interação de nanotubos de carbono com sistemas nanométricos e biológicos: estudos experimentais e computacionais. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.