Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades estruturais de membranas modelo em interação com compostos com ação anti-Leishmania

Processo: 10/08652-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Amando Siuiti Ito
Beneficiário:Marina Berardi Barioni
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania   Membranas modelo   Miltefosina   Espectroscopia de fluorescência   Fluorescência

Resumo

A leishmaniose é uma doença tropical causada por diferentes espécies do gênero Leishmania e análogos de lisofosfolipídios têm sido empregados como drogas para o tratamento das manifestações cutânea e visceral da doença. O mecanismo molecular de ação das drogas é objeto de controvérsia e sua compreensão é considerada importante como guia para o desenvolvimento de novos compostos anti-Leishmania. Fosfolipídios e esfingolipídios são abundantes na membrana de Leishmania, estando presentes com composição e metabolismo diferentes das células de mamíferos, e os aspectos funcionais no parasita podem estar relacionados a propriedades estruturais derivadas da composição peculiar de suas membranas. Dentro dessa perspectiva, pretendemos investigar a dinâmica estrutural de membranas modelo, influenciada pela ação de compostos anti-Leishmania. Deveremos estudar propriedades estruturais de sistemas mistos compostos de misturas de fosfolipídios e esfingolipídios, e a maneira pela qual essas propriedades são afetadas pela presença de drogas utilizadas no tratamento da leishmaniose. O projeto será desenvolvido empregando metodologias baseadas na espectroscopia de fluorescência, tanto de estado estacionário como resolvida no tempo, aplicadas a sistemas heterogêneos como suspensões aquosas de vesículas unilamelares. Complementaremos as informações efetuando medidas de ressonância paramagnética eletrônica e realizando simulações de bicamadas lipídicas por dinâmica molecular.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARIONI, MARINA BERARDI; RAMOS, ANA PAULA; DARBELLO ZANIQUELLI, MARIA ELISABETE; ACUNA, ALBERTO ULISES; ITO, AMANDO SIUITI. Miltefosine and BODIPY-labeled alkylphosphocholine with leishmanicidal activity: Aggregation properties and interaction with model membranes. Biophysical Chemistry, v. 196, p. 92-99, JAN 2015. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARIONI, Marina Berardi. Propriedades estruturais de membranas modelo em interação com o composto anti-Leishmania miltefosina. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.