Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da vocalização como ferramenta para identificação de suínos, medida de bem estar e estimativa da energia gasta durante sua expressão vocal

Processo: 10/08500-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Construções Rurais e Ambiência
Pesquisador responsável:Irenilza de Alencar Naas
Beneficiário:Alexandra Ferreira da Silva Cordeiro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vocalização animal   Rastreabilidade   Metabolismo energético

Resumo

Entre os desafios da suinocultura no atual mercado competitivo destaca-se a rastreabilidade do produto que garante entre muitos pontos a questão do bem estar animal. O objetivo dessa pesquisa é identificar suínos e sua condição de estresse pela sua vocalização e estimar o gasto energético de vocalização em situação de dor. A primeira hipótese é que é possível identificar suínos pela sua vocalização, a segunda é que é possível identificar o estado de bem- estar ou estresse de suínos pela sua vocalização e a terceira que é possível estimar a energia gasta na vocalização. Para tanto serão realizados dois experimentos em granjas comerciais da região de Campinas. No primeiro experimento será realizada a gravação da vocalização de leitões nas fases de maternidade, creche, crescimento e terminação em diferentes situações de estresse: sem estresse, com calor, com fome, com sede e com dor. Para análises dos sinais de sons será usado um programa no ambiente Matlab® e o software Audacity 1.3.0. Será analisado se existe características da vocalização que diferencia a vocalização de diferentes indivíduos e se caracterizam padrões de vocalização de estresse. No segundo experimento será analisada a vocalização de dois grupos de leitões durante a castração, um grupo com anestesia e outro sem anestesia. A estimativa da energia emitida na vocalização será feita em um programa em ambiente Matlab®. Espera-se com esta pesquisa desenvolver um sistema de identificação eletrônica dos suínos de sua condição de bem estar pela sua vocalização e estimar a energia gasta na vocalização em situação de dor.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORDEIRO, ALEXANDRA F. DA S.; NAAS, IRENILZA DE A.; LEITAO, FELIPE DA SILVA; DE ALMEIDA, ANDREIA C. M.; DE MOURA, DANIELLA JORGE. Use of vocalisation to identify sex, age, and distress in pig production. BIOSYSTEMS ENGINEERING, v. 173, n. SI, p. 57-63, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALEXANDRA FERREIRA DA SILVA CORDEIRO. Classificação de condições de estresse, gasto energético e identificação de suinos a partir de sua vocalização. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agrícola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.