Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução dos marcadores inflamatórios de Pacientes com DPOC no período de três anos

Processo: 10/08557-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Irma de Godoy
Beneficiário:Renata Ferrari
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Doença pulmonar obstrutiva crônica   Marcadores prognósticos   Síndrome de resposta inflamatória sistêmica   Pneumologia

Resumo

Estudos mostram associação do Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-alfa), Interleucina 6 (IL6) e Proteína C Reativa (PCR) com manifestações sistêmicas da DPOC e com maior risco de mortalidade. No entanto, não há estudos mostrando o comportamento evolutivo destes marcadores. No trabalho desenvolvido no curso de mestrado (processo n° 2008/52667-0), 95 pacientes com DPOC leve a moderada foram acompanhados e realizou-se a avaliação dos marcadores diagnósticos e prognósticos da DPOC após três anos. Em 77 destes pacientes foi realizada a medida dos marcadores inflamatórios no sangue periférico no momento inicial e coletado sangue durante a reavaliação após três anos. O objetivo do atual estudo é verificar a evolução dos marcadores inflamatórios sistêmicos de pacientes com DPOC após três anos. Analisar também a associação destes marcadores com os demais marcadores da doença e com exacerbação e verificar o comportamento do hematócrito e hemoglogina no período e a sua associação com os marcadores inflamatórios. As dosagens das citocinas TNF-alfa e IL6 serão realizadas em duplicatas por meio de ensaios imunoenzimáticos (ELISA). A proteína C reativa (PCR) será quantificada em duplicata, com uso de kits ultrassensíveis. A análise dos dados para verificar a evolução dos marcadores será realizada por meio do teste "T" para medidas repetidas para variáveis com distribuição normal e Wilcoxon para dados não paramétricos. A associação dos marcadores inflamatórios com a evolução dos demais marcadores e com a exacerbação será avaliada por meio da análise de regressão logística.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRARI, RENATA; TANNI, SUZANA E.; CARAM, LAURA M. O.; CORREA, CORINA; CORREA, CAMILA R.; GODOY, IRMA. Three-year follow-up of Interleukin 6 and C-reactive protein in chronic obstructive pulmonary disease. RESPIRATORY RESEARCH, v. 14, FEB 20 2013. Citações Web of Science: 49.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRARI, Renata. Evolução da interleucina 6 e da proteína C-Reativa em pacientes com DPOC no período de três anos. 2013. 63 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.