Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de uma dieta rica em gordura saturada na resposta inflamatória no endotélio da aorta de camundongos TLR-4 (-/-) suplementados com ácidos graxos ômega-3 e ômega-6

Processo: 10/08872-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Rui Curi
Beneficiário:Laureane Nunes Masi
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo   Disfunção endotelial   Resistência à insulina   Inflamação   Obesidade

Resumo

Conteúdo elevado de lipídeos na dieta está associado com resistência à insulina e disfunção endotelial, mas ainda é incipiente o conhecimento sobre ácidos graxos (AG) n-3 e n-6 nos processos inflamatórios e sua relação com a resistência à insulina. O objetivo desse projeto é investigar o efeito da suplementação com AG n-3 (óleo de peixe) e n-6 (óleo de soja) sobre o processo inflamatório e resistência à insulina induzidos por uma dieta rica em gordura saturada e o envolvimento do receptor TLR-4 nessas condições. Seré estudado o endotélio vascular da aorta de camundongos das linhagens C3H/HeJ e knockout para TLR-4 (-/-). A suplementação com AG n-3 ou n-6 iniciar-se-á na primeira semana e extender-se-á até o final do protocolo experimental (semana 12). Até a quarta semana de suplementação com AG, os animais receberão dieta balanceada. Após esse período, os animais continuarão com a dieta balanceada ou serão submetidos à dieta reica em gordura saturada por 8 semanas (da semana 5 até a 12). Os seguintes parâmetros serão analisados: sensibilidade à insulina, marcadores de ativação endotelial (ICAM-1, VCAM-1, E-selectina, P-selectina, MCP-1, eNOS), inflamação (IL-6, TNF-alfa, IL-1beta, IL-10 e proteína C reativa,a proteína TLR-4 e sua via de sinalização (MyD88, IRAK1 e NFºB) e a via das MAPKinases (JNK e p38). Melhor compreensão dos mecanismos envolvidos na ação de AG terá impacto direto na elucidação das questões relacionadas à obesidade e disfunção endotelial, bem como no desenvolvimento de novas terapias que têm como alvo vias intracelulares envolvidas no processo inflamatório do endotélio.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASI, Laureane Nunes. Sensibilidade periférica à insulina e resposta inflamatória na vigência de dietas obesogênicas, suplementação com óleo de peixe e ausência de TLR-4.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.