Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de ligno-hemi-celulases por fermentação em estado sólido e avaliação dos efeitos da aplicação das enzimas na composição química e estrutura do bagaço de cana

Processo: 10/08827-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Eleni Gomes
Beneficiário:Marcia Maria de Souza Moretti
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrólise enzimática   Microbiologia industrial   Bagaço de cana-de-açúcar

Resumo

O impacto negativo do combustível fóssil no ambiente, principalmente relacionado às emissões de gás estufa e as possíveis crises do petróleo, tem despertado a atenção da sociedade para encontrar alternativas de combustíveis renováveis. No Brasil, já há alguns anos o etanol vem substituindo os combustíveis fósseis, sendo o mesmo produzido através do processamento do caldo de cana de açúcar. No entanto, com a crescente demanda, esta matéria prima não será suficiente para atender o mercado. Neste caso, a biomassa lignocelulósica, fonte de açúcares fermentescíveis, é apontada como uma alternativa para produção de etanol. Porém, várias dificuldades econômicas e técnicas são encontradas durante a conversão da biomassa nestes açúcares e, portanto, novas tecnologias têm sido desenvolvidas a fim de se superar estes entraves. Entre elas, destaca-se o pré-tratamento de baixo custo, a produção de enzimas ligno-hemi-celulolíticas efetivas na conversão da biomassa em seus açúcares constituintes e a busca por microrganismos fermentadores mais resistentes e eficientes na conversão dos açúcares em etanol. O presente projeto propõe a produção de celulases, xilanases e ligninases pelo fungo termofílico Myceliophthora sp M.7.7, por fermentação em estado sólido sob diferentes condições físico-químicas e aplicação das enzimas na sacarificação do bagaço e palha de cana de açúcar. Bagaço e palha serão submetidos a pré tratamento com microondas visando à desestruturação das fibras para facilitação do acesso das enzimas. São propostas ainda as análises dos efeitos do pré tratamento e da ação das enzimas na estrutura das fibras.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA MORETTI, MARCIA MARIA; PERRONE, OLAVO MICALI; CARREIRA NUNES, CHRISTIANE DA COSTA; TABOGA, SEBASTIAO; BOSCOLO, MAURICIO; DA SILVA, ROBERTO; GOMES, ELENI. Effect of pretreatment and enzymatic hydrolysis on the physical-chemical composition and morphologic structure of sugarcane bagasse and sugarcane straw. Bioresource Technology, v. 219, p. 773-777, NOV 2016. Citações Web of Science: 18.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORETTI, Marcia Maria de Souza. Produção de ligno-hemi-celulases por fermentação em estado sólido e avaliação dos efeitos da aplicação das enzimas na composição química e estrutura do bagaço e da palha de cana. 2013. 127 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.