Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre torque excêntrico dos músculos abdutores e rotadores laterais do quadril e valgo do joelho durante a descida de degrau em indivíduos na fase final da puberdade - comparação entre sexos

Processo: 10/08945-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Viadanna Serrão
Beneficiário:Lívia Maria Veronese
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Puberdade   Cinemática

Resumo

Com a puberdade, indivíduos do sexo masculino apresentam adaptações fisiológicas em termos de ganho de força, potência e coordenação muscular, que em indivíduos do sexo feminino parecem não ocorrer. A redução na força dos músculos abdutores e rotadores laterais do quadril é considerada contribuinte para o valgo dinâmico do joelho, movimento que produz significativo estresse no ligamento cruzado anterior e o predispõe à lesão. Não foram encontrados estudos que relacionem estas diferentes adaptações entre os sexos na fase final da puberdade. Portanto, os objetivos deste estudo serão: Comparar entre os sexos o torque excêntrico dos músculos abdutores e rotadores laterais do quadril e a cinemática do quadril e joelho durante a descida de degrau anterior; avaliar a existência de correlações entre torque excêntrico abdutor e rotador lateral do quadril com as variáveis cinemáticas do quadril e joelho em cada um dos grupos. Participarão deste estudo, 20 indivíduos sedentários sadios de 14 a 18 anos, corresponde à fase final da puberdade, divididos em 2 grupos: 10 indivíduos do sexo masculino e 10 indivíduos do sexo feminino. A avaliação cinemática do quadril e joelho será feita durante a atividade de descida de degrau e a avaliação de força excêntrica dos músculos do quadril será realizada em um dinamômetro isocinético. Para a comparação inter-grupos será realizado o teste t de Student para amostras independentes (condições paramétricas) ou Mann Whitney U (condições não-paramétricas). O teste Produto-Momento de Pearson será utilizado para a verificação de correlação entre as variáveis estudadas. Para todas as análises, será adotado um nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, RODRIGO SCATTONE; SERRAO, FABIO VIADANNA. Sex differences in trunk, pelvis, hip and knee kinematics and eccentric hip torque in adolescents. CLINICAL BIOMECHANICS, v. 29, n. 9, p. 1063-1069, NOV 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.