Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de intervenção interdisciplinar em hábitos de vida em indivíduos e risco cardiometabólico: análise de fatores dietéticos associados a melhora do metabolismo glicídico

Processo: 10/51123-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Sandra Roberta Gouvea Ferreira Vivolo
Beneficiário:Camila Risso de Barros
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Prevenção de doenças   Diabetes mellitus tipo 2   Dieta para diabéticos

Resumo

O Diabetes Mellitus (DM) tipo 2 é grave problema de saúde pública mundial, com repercussões sociais e econômicas. Dieta inadequada é fator de risco modificável, de importância central na prevenção da doença, em parte devido sua influência no estado inflamatório. Pretende-se avaliar comparativamente os efeitos de duas intervenções em hábitos de vida no perfil inflamatório e metabólico de indivíduos de alto risco para DM tipo 2, usuários da rede pública de saúde. Este ensaio clínico aleatorizado envolve 2 tipos de intervenções de 18 meses: tradicional e intensiva. Serão incluídos indivíduos de ambos os sexos, com idade de 18 anos e diagnóstico de pré-diabetes ou síndrome metabólica. A intervenção tradicional consistirá de orientações fornecidas pelo médico em consultas trimestrais, à semelhança da rotina do atendimento primário na rede pública de saúde. Na intervenção intensiva, os participantes terão o mesmo atendimento médico, acrescido de consulta individual com nutricionista e educador físico, além de sessões psicoeducativas em grupo com equipe multiprofissional. As orientações dietéticas irão visar à adequação do consumo de gorduras totais (redução do consumo de saturadas e trans e elevação de insaturadas) e aumento na ingestão de fibras. As variáveis coletadas nos momentos pré- e pós-intervenção incluirão dados sócio-demográficos, antropométricos, dietéticos e bioquímicos (glicemia de jejum e pós-sobrecarga, perfil lipídico, insulina, adiponectina, proteína C reativa, IL-6, TNF-α, contagem de leucócitos, apolipoproteína A1 e B). A dieta será avaliada por meio de recordatórios de 24 horas, processados pelo Nutrition Data System software. Os parâmetros serão comparados entre os grupos de intervenção por meio de testes paramétricos ou não-paramétricos. Correlações de variações no consumo alimentar induzidas pelas intervenções com parâmetros antropométricos e biomarcadores serão testadas. Análise de regressão logística será empregada para identificação de fatores preditivos de não-deterioração do metabolismo da glicose. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROS, Camila Risso de. Programa de intervenção interdisciplinar em hábitos de vida em indivíduos de risco cardiometabólico: análise de fatores dietéticos associados à melhora do metabolismo glicídico. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.