Busca avançada
Ano de início
Entree

Níveis de isoleucina e de valina digestíveis para poedeiras comerciais.

Processo: 10/09321-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Otto Mack Junqueira.
Beneficiário:Rafael Henrique Marques
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Eficiência   Aves poedeiras

Resumo

O objetivo deste experimento será o de avaliar o desempenho, qualidade dos ovos, balanço de nitrogênio e quantificação de aminoácidos no sangue de poedeiras comerciais alimentadas com rações formuladas à base de milho e farelo de soja com diferentes relações entre isoleucina e valina digestível em relação à lisina digestível. Em um delineamento inteiramente casualizado serão distribuídas 640 poedeiras Isa Brown com 40 semanas de idade, em 10 tratamentos e oito repetições de oito aves cada. As rações experimentais serão formuladas com milho e farelo de soja com base em aminoácidos digestíveis. Os dados que serão avaliados de desempenho e qualidade dos ovos são: consumo de ração, produção de ovos, peso dos ovos, massa de ovos, conversão alimentar, gravidade específica, unidade Haugh, índice gema, porcentagem de constituintes e espessura de casca. As características de desempenho e qualidade dos ovos serão quantificadas a cada quatro semanas, sendo que o período experimental será de 16 semanas. No final do segundo e do quarto ciclo experimental, serão coletadas amostras de sangue de quatro aves por parcela, por punção da veia braquial para quantificação de aminoácidos do sangue das aves. Ao final do experimento será realizado um ensaio de metabolismo para quantificar os teores de nitrogênio (N) nas excretas de poedeiras comerciais e estimar a biodisponibilidade de N. Os dados serão submetidos à análise de variância através do programa SAS e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Rafael Henrique. Níveis de isoleucina e de valina digestíveis para poedeiras comerciais. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Campus de Jaboticabal).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.