Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento dè metodologia Pará aplicação dè coagulante à base dè sementes dè Moringa oleifera Èm sistemas dè tratamento dè água

Processo: 10/09395-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:José Euclides Stipp Paterniani
Beneficiário:Camila Clementina Arantes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Moringa oleifera   Saneamento rural   Filtração lenta

Resumo

A adição de coagulante à base de sementes de Moringa oleifera na forma de dispersão do pó em meio líquido em sistemas de filtração, apesar de apresentar elevada eficiência, contribui para a diminuição da carreira de filtração devido ao aumento da carga de sólidos. Diante desta constatação, este estudo pretende desenvolver uma técnica que possibilite a dosagem do coagulante em questão por meio sachês em sistemas de tratamento de água, objetivando a redução do teor de sólidos na água a ser tratada proveniente do coagulante. A pesquisa será dividida em três fases: na 1° fase, sachês contendo pó de sementes de Moringa oleifera serão confeccionados a partir de diferentes materiais para avaliação da cinética de dissolução da proteína presente nas sementes em meio líquido (água destilada) e monitoramento dos valores de turbidez durante a dissolução em função do material empregado na confecção do sachê. Em uma 2° fase o sachê responsável pelos maiores índices de dissolução da proteína, aliado aos menores valores de turbidez, será utilizado para o tratamento de água em equipamento jar-test, onde serão testadas diferentes dosagens de sementes de Moringa oleifera, tempos de mistura e gradientes de velocidade. Na fase 3, será construído um sistema piloto constituído por um pré-filtro ascendente de pedregulho e um filtro lento de areia e manta não tecida, e testes utilizando o sachê e melhores condições da fase 2 serão efetuados. Os parâmetros monitorados nas fases 2 e 3 serão: turbidez, pH, cor aparente, série de sólidos e condutividade. Com esta pesquisa espera-se que seja possível o desenvolvimento de um produto de baixo custo, capaz de melhorar a qualidade de vida de determinadas populações, principalmente as mais carentes de recursos técnicos e financeiros, residente em regiões mais remotas do país.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILA C. ARANTES; JOSÉ E. S. PATERNIANI; DANIELLE S. RODRIGUES; PATRÍCIA S. HATORI; MARTA S. G. PIRES. Diferentes formas de aplicação da semente de Moringa oleifera no tratamento de água. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 19, n. 3, p. 266-272, Mar. 2015.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARANTES, Camila Clementina. Aplicação de coagulante à base de sementes de moringa oleifera confinado em sachês no tratamento de água. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.