Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de novos inibidores candidatos a fármacos antiparasitários: Biologia Estrutural e Química Medicinal

Processo: 10/10050-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Rafael Victorio Carvalho Guido
Beneficiário:Fernando Vasconcelos Maluf
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia estrutural   Química médica   Modelagem molecular   Planejamento de fármacos   Antiparasitários   Inibidores enzimáticos   Doenças negligenciadas   Cristalografia de proteínas

Resumo

O projeto de pesquisa abrange uma área extremamente sensível da saúde humana, referindo-se às doenças tropicais que afetam milhões de pessoas no mundo inteiro, especialmente em regiões mais pobres. O projeto visa o planejamento baseado em estrutura de novos inibidores das enzimas gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase de Trypanosoma cruzi (GAPDH, EC 1.2.1.12) e heme oxigenase de Plasmodium falciparum (HO, EC 1.14.99.3). Inibidores potentes e seletivos destas enzimas são candidatos a novos agentes antiparasitários com alto potencial de desenvolvimento clínico, considerando-se que os respectivos alvos macromoleculares são validados para o planejamento de novos fármacos. O projeto integra diversas estratégias em química medicinal, incluindo a triagem e avaliação biológica, estudos cristalográficos, modelagem molecular e síntese planejada. Neste contexto, serão utilizados os métodos de planejamento baseado na estrutura do receptor (SBDD) e planejamento baseado na estrutura do ligante (LBDD) para a identificação de inibidores seletivos das enzimas-alvo, através da combinação de métodos computacionais e experimentais. O projeto será desenvolvido nos Laboratórios de Química Medicinal e Computacional e de Cristalografia de Proteínas e Biologia Estrutural do CEPID/FAPESP - Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural LQMC-CBME/INBEQMeDI, do Instituto de Física de São Carlos-USP. Os laboratórios do LQMC-CBME possuem completa infra-estrutura para a realização de todas as etapas experimentais e computacionais propostas neste projeto de pesquisa. O grupo faz parte da Organização Mundial de Saúde (WHO, World Health Organization) como Centro de Referência Mundial em Química Medicinal para Doença de Chagas, e também do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/MS/CNPq/FAPESP, como Instituto Nacional de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas (INBEQMeDI), o que demonstra a qualidade do grupo na área de doenças tropicais e a importância deste projeto dentro do contexto dessas iniciativas no combate às doenças negligenciadas de enorme impacto mundial. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MALUF, Fernando Vasconcelos. Estudos estruturais e de química medicinal aplicados às enzimas da via glicolítica de protozoários: enolase de Plasmodium falciparum e gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase de Trypanosoma cruzi. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.