Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de elementos de transposição em populações de Drosophila mojavensis e d. arizonae e seus híbridos

Processo: 10/10056-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Claudia Marcia Aparecida Carareto
Beneficiário:Elias Alberto Gutierrez Carnelossi
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hibridização genética   Evolução molecular

Resumo

Há lacunas na atual compreensão do processo de especiação, em especial sobre a relação entre genes e seleção. Detectar os eventos genéticos iniciais no processo de especiação pode facilitar o entendimento da evolução dos mecanismos de isolamento pós-zigóticos. Este isolamento pode ocorrer por variações epistáticas, surgir por mutações em populações alopátricas ou pela ação de elementos móveis do genoma os quais podem alterar o padrão de rearranjos cromossômicos e levar à especiação. Neste projeto propomos realizar análises para monitorar o comportamento de três elementos de transposição (TEs) durante cruzamentos intra e interespecíficos entre as espécies Drosophila mojavensis e Drosophila arizonae, tanto entre populações simpátricas quanto alopátricas, uma vez que testes em laboratório mostram isolamento pré-zigótico incompleto e variável dependendo da localização geográfica das populações. Os três elementos selecionados foram o transposon BARI, o retrotransposon INVADER 3 e o retroposon HELENA, pertencentes a diferentes classes e subclasses da ordem hierárquica de classificação dos elementos de transposição. Serão investigadas a presença ou ausência destes elementos e sua expressão gênica em diferentes populações das duas espécies. A ocorrência dos TEs nas diferentes populações será investigada por "Southern Blot", as novas inserções genômicas de TEs nos híbridos pelo método "Transposon display" e análise de expressão por RTQ-PCR. Com estas informações será possível conhecer melhor o processo de mobilização e controle dos elementos de transposição durante o processo de hibridização.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNELOSSI, ELIAS A. G.; LERAT, EMMANUELLE; HENRI, HELENE; MARTINEZ, SONIA; CARARETO, CLAUDIA M. A.; VIEIRA, CRISTINA. Specific Activation of an I-Like Element in Drosophila Interspecific Hybrids. GENOME BIOLOGY AND EVOLUTION, v. 6, n. 7, p. 1806-1817, JUL 2014. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNELOSSI, Elias Alberto Gutierrez. Investigação de elementos de transposição em populações de Drosophila mojavensis e D. arizonae e seus híbridos. 2014. 161 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.