Busca avançada
Ano de início
Entree

História comparada do Partido Comunista do Brasil e do Partido Comunista do Chile (1935-1956)

Processo: 10/10305-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Maria Helena Rolim Capelato
Beneficiário:Carine Dalmás
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Política cultural   Brasil   Chile   História comparada

Resumo

Este projeto tem o propósito de analisar, em perspectiva comparada, as políticas culturais efetuadas ou planejadas pelo Partido Comunista do Brasil (PCB) e pelo Partido Comunista do Chile (PCCh), no campo da produção artística, entre 1935 e 1956. Tomaremos como documentos principais da investigação os debates sobre artes plásticas, literatura, música, teatro e cinema publicados nas revistas culturais e jornais dos respectivos partidos comunistas no período em questão. Pretende-se ressaltar como o PCB e o PCCh construíram suas concepções sobre o campo das artes nacional e internacional e em que medida esses debates expressam os pressupostos político-culturais do Movimento Comunista Internacional (MCI) que, na época, defendia o realismo-socialista como parâmetro estético. Nossa pesquisa encontra respaldo na intersecção entre os campos de análise abertos pela história política renovada e pela história cultural, constituintes de um espaço teórico que dialoga com diferentes áreas centradas em estudos culturais e temas da sociologia da cultura.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DALMÁS, Carine. Frentismo cultural em prosa e verso: comparações, conexões e circulação de ideias entre comunistas brasileiros e chilenos (1935-1948). 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.