Busca avançada
Ano de início
Entree

Milho ou polpa cítrica associados à glicerina na dieta de bovinos confinados

Processo: 10/10812-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Jane Maria Bertocco Ezequiel
Beneficiário:Vanessa Ruiz Fávaro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel   Eficiência   Nutrição de ruminantes   Subprodutos   Digestibilidade   Rúmen
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiesel | desempenho | Digestibilidade | Rúmen | Subprodutos | Nutrição de Ruminantes

Resumo

Pretende-se avaliar a substituição do milho ou polpa cítrica da dieta por glicerina, subproduto do biodiesel, em concentrações de 10 e 15% da matéria seca, na alimentação de bovinos confinados e seus efeitos sobre parâmetros ruminais (pH, amônia e ácidos graxos de cadeia curta), digestibilidade dos nutrientes, produção de metano, produção e qualidade da massa microbiana, desempenho em confinamento, características quantitativas da carcaça e qualitativas da carne, além da determinação das concentrações sanguíneas de uréia, creatinina, glicose, colesterol, triglicérides, proteínas totais e lipídios totais. Cinco dietas experimentais isoprotéicas e isoenergéticas serão fornecidas na relação volumoso:concentrado 30:70 e denominadas de: controle - sem adição de glicerina; milho 10 - maior proporção de milho e 10% de glicerina; milho 15 - maior proporção de milho e 15% de glicerina; polpa 10 - maior proporção de polpa e 10% de glicerina; polpa 15 - maior proporção de polpa e 15% de glicerina. Para determinação dos parâmetros ruminais, digestibilidade dos nutrientes, produção de metano e massa microbiana serão utilizados cinco bovinos machos da raça Nelore com cânulas permanentes no rúmen, em delineamento quadrado latino (5 x 5). Serão ainda confinados 30 bovinos da raça Nelore, machos não castrados, com peso corporal médio de 300 kg, os quais serão distribuídos em delineamento em blocos casualizados e obtidos ganho médio em peso, conversão alimentar e características quantitativas da carcaça e qualitativas da carne após abate dos animais ao final de 100 dias de confinamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FÁVARO, Vanessa Ruiz. Milho ou polpa cítrica associados à glicerina na alimentação de bovinos de corte confinados. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.