Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção e análise da atividade de peptídeos antimicrobianos no controle de patógenos de citros

Processo: 10/11072-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Machado
Beneficiário:Rosangela Naomi Inui Kishi
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57909-2 - Plataforma genômica aplicada ao melhoramento de citros, AP.TEM
Assunto(s):Xylella fastidiosa   Peptídeos catiônicos antimicrobianos   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)

Resumo

O Brasil é considerado o maior produtor de laranjas e exportador de suco concentrado congelado, sendo o Estado de São Paulo responsável por 81% da produção. Atualmente, a maioria dos problemas fitossanitários que a citricultura enfrenta é devido à expansão acelerada sobre estreita base genética. Os principais fatores limitantes à citricultura são a clorose variegada do citros, cancro cítrico, leprose, tristeza, pinta preta, morte súbita, diversas pragas e, mais recentemente, o huanglongbing (greening). As doenças podem ser consideradas os fatores mais críticos ao aumento e manutenção da produtividade em várias áreas de produção de citros. O uso indiscriminado de produtos químicos para o controle de pragas e vetores tem favorecido a seleção para aumento de resistência de patógenos e pragas. Assim deve-se evitar ou retardar o aparecimento da resistência por meio do desenvolvimento de novas classes de moléculas naturais ou sintéticas que podem ser prospectadas em bancos de dados, como os peptídeos antimicrobianos (anti - microbial peptides-AMP), capazes de atuar sobre o patógeno-alvo inibindo sua atuação. O amplo espectro de ação dos AMPs e a não-toxidez da maioria deles são de extrema importância para a produção de bactérias e/ou plantas geneticamente modificadas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo a prospecção de AMPs de ocorrência natural em plantas de citros. A partir da definição de domínios AMPs avaliados em bancos do NCBI e na base de dados do CitEST (Citros) eles serão sintetizados e avaliados quanto a atividade biológica com bactérias fitopatogênicas de citros. Seqüências potenciais serão utilizadas para transformação genética de variedades copa e porta-enxerto para o desenvolvimento de intragênicos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
INUI KISHI, ROSANGELA NAOMI; STACH-MACHADO, DAGMAR; SINGULANI, JUNYA DE LACORTE; DOS SANTOS, CLAUDIA TAVARES; FUSCO-ALMEIDA, ANA MARISA; CILLI, EDUARDO MAFFUD; FREITAS-ASTUA, JULIANA; PICCHI, SIMONE CRISTINA; MACHADO, MARCOS ANTONIO. Evaluation of cytotoxicity features of antimicrobial peptides with potential to control bacterial diseases of citrus. PLoS One, v. 13, n. 9 SEP 7 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.