Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de nanocompósitos como suportes para catalisadores metálicos nanoestruturados

Processo: 10/11102-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Liane Marcia Rossi
Beneficiário:Lucas Lucchiari Ribeiro Vono
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ouro   Catálise heterogênea   Nanopartículas   Hidrogenação   Oxidação   Catálise   Óxido ferroso-férrico

Resumo

Essa proposta consiste no desenvolvimento de novos suportes catalíticos magnéticos para imobilização de nanopartículas monometálicas e bimetálicas. Os suportes são baseados no revestimento de magnetita (Fe3O4) com camadas de óxidos de interesse, como sílica, céria, titânia, alumina e zircônia e com carbono. Esses óxidos serão funcionalizados com grupos que apresentem afinidade pelo metal de interesse, visando o controle do tamanho e dispersão das nanopartículas formadas quando reduzidas sobre o suporte, assim como para evitar o lixiviamento do metal. Os catalisadores preparados serão principalmente baseados em nanoparticulas monometálicas de ouro ou bimetálicas de ouro associado a outro metal visando a aplicação em reações de oxidação de olefinas e alcoóis com oxigênio molecular ou ar e em reações de hidrogenação e hidrogenação seletiva. Também serão estudadas nanopartículas de outros metais nobres como Pd, Ru, Pt e Rh, já estudados pelo grupo de pesquisa em suportes revestidos com sílica, porém agora serão aplicados em suportes diferentes, visando uso em reações de hidrogenação e acoplamento C-C.Outros metais, como Mo, V, Fe, Cu e etc, também podem ser aplicados para reações de oxidação de olefinas por oxigênio molecular.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VONO, LUCAS L. R.; DAMASCENO, CAMILA C.; MATOS, JIVALDO R.; JARDIM, RENATO F.; LANDERS, RICHARD; MASUNAGA, SUELI H.; ROSSI, LIANE M. Separation technology meets green chemistry: development of magnetically recoverable catalyst supports containing silica, ceria, and titania. Pure and Applied Chemistry, v. 90, n. 1, p. 133-141, JAN 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.