Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da exposição aguda as partículas urbanas concentradas e da exaustão de motores diesel e biodiesel sobre o perfil inflamatório pulmonar e sistêmico de camundongos

Processo: 10/50841-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Jôse Mára de Brito
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel   Óleo diesel   Inflamação

Resumo

A atmosfera de um centro urbano é um complexo sistema constituído por gases e partículas poluentes, emitidos por fontes móveis e fixas que excedem as concentrações naturais da atmosfera. A região metropolitana de São Paulo apresentou nas últimas décadas um grande desenvolvimento industrial e comercial o que resultou num acentuado crescimento da população, levando a um colapso do sistema de transporte que não acompanhou o crescimento da cidade. Enfrenta hoje uma das maiores frotas de veículos por habitante do mundo, como conseqüência, esses veículos liberam na atmosfera materiais gasosos e particulados que afetam diretamente a saúde das pessoas. Vários estudos têm demonstrado que a poluição do ar constitui uma ameaça grave a saúde pública e a análise das emissões dos combustíveis são de crucial importância para o entendimento da patogênese da morbidade e mortalidade cardiopulmonar ocasionada por ela bem como gerar discussões no âmbito político para a elaboração de políticas de saúde pública. A possibilidade da ampliação da mistura diesel/biodiesel, em diferentes proporções indica claramente a necessidade de estudos sobre as modificações das emissões mediante as reações fotoquímicas (formação do aerossol secundário), bem como sua toxicidade, uma vez que o mecanismo fisiopatológico sobre a morbidade e mortalidade por doenças cardiopulmonares não está totalmente estabelecido. Diante desse panorama, este trabalho tem como objetivo avaliar a toxicidade no sistema cardiopulmonar do aerossol primário e secundário proveniente da queima do combustível diesel metropolitano e biodiesel. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BRITO, JOSE MARA; MAUAD, THAIS; CAVALHEIRO, GUILHERME FRANCO; YOSHIZAKI, KELLY; DE ANDRE, PAULO AFONSO; LICHTENFELS, ANA JULIA F. C.; GUIMARAES, ELIANE TIGRE; RODRIGUEZ FERREIRA RIVERO, DOLORES HELENA; ANTONANGELO, LEILA; OLIVEIRA, LUCIANO BASTO; MARTINS PEDROSO, LUIZ ROBERTO; MACCHIONE, MARIANGELA; NASCIMENTO SALDIVA, PAULO HILARIO. Acute exposure to diesel and sewage biodiesel exhaust causes pulmonary and systemic inflammation in mice. Science of The Total Environment, v. 628-629, p. 1223-1233, JUL 1 2018. Citações Web of Science: 1.
DE BRITO, JOSE MARA; MACCHIONE, MARIANGELA; YOSHIZAKI, KELLY; TOLEDO-ARRUDA, ALESSANDRA CHOQUETA; SARAIVA-ROMANHOLO, BEATRIZ MANGUEIRA; ANDRADE, MARIA DE FATIMA; MAUAD, THAIS; RODRIGUEZ FERREIRA RIVERO, DOLORES HELENA; NASCIMENTO SALDIVA, PAULO HILARIO. Acute cardiopulmonary effects induced by the inhalation of concentrated ambient particles during seasonal variation in the city of Sao Paulo. Journal of Applied Physiology, v. 117, n. 5, p. 492-499, SEP 1 2014. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.