Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do efeito fotoquimiopreventivo do extrato de maçã e rutina em modelos de cultura de explante de pele "in vitro" e pele de camundongos sem pêlos "in vivo"

Processo: 10/11846-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Maria José Vieira Fonseca
Beneficiário:Silvia de Siqueira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células   Rutina

Resumo

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer mais freqüente é o de pele, correspondendo à cerca de 25 % de todos os tumores diagnosticados, sendo a radiação ultravioleta (RUV) o seu maior agente etiológico. Em decorrência da destruição da camada de ozônio pela poluição, a incidência de RUV sobre a terra tem aumentado e conseqüentemente, o número de casos de câncer de pele tem se elevado cada vez mais. Além disso, diversos estudos têm demonstrado que os danos causados pela radiação solar à pele são causados freqüentemente pela geração de radicais livres e ativação de mediadores do processo inflamatório. O modelo atualmente aceito para avaliação da atividade fotoquimiopreventiva é a exposição de camundongos sem pêlos (hairless) à RUV. Porém, os esforços para diminuir ou mesmo evitar a utilização de animais em experimentos tem levado a busca por métodos alternativos capazes de substituir a experimentação animal. Assim, visando uma possível substituição do uso de animais pela pele humana em cultura, a eficácia fotoquimiopreventiva de microemulsões contendo rutina/extrato de maçã será avaliada através do estudo comparativo entre as respostas induzidas por RUV em cultura de explante de pele "in vitro" e em camundongos sem pêlos "in vivo". Além disso, pretende-se ainda elucidar os mecanismos pelos quais a rutina e o extrato de maçã exercem seu efeito fotoquimiopreventivo em cultura de células da pele.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Silvia de. Avaliação fotoquimiopreventiva do extrato de maçã e da rutina em modelos de pele in vitro e in vivo. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.