Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo metaloproteomico em amostras de tecido muscular de tilapia do nilo alimentadas como fontes de zinco organico e inorganico

Processo: 10/51562-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Pedro de Magalhães Padilha
Beneficiário:Paula Monteiro de Lima
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Metalômica

Resumo

O trabalho busca avaliar o perfil metaloproteômico e metálico de tecido muscular de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), para contribuir com o estudo metalômico dessa espécie de peixe. Métodos eletroforéticos em segunda dimensão (2D PAGE) serão utilizados no fracionamento das proteínas nas amostras de tecido muscular de tilápia do Nilo e na identificação por análise das imagens obtidas nos géis de poliacrilamida. Um estudo de mapeamento por SR-XRF dos spots protéicos para identificação qualitativa de íon Zn será feito em seguida, para então, otimizar procedimentos de extração do íon metálico dos spots para quantificação por FAAS/GFAAS. Serão analisadas diferentes formas de preparo das amostras para extração das proteínas e diferentes programas de separação por 2D PAGE. A determinação de zinco por FAAS/GFAAS será feita após a mineralização dos spots protéicos em forno de micro-ondas e utilizando-se espectrômetro de absorção atômica SHIMADZU modelo AA-6800. Finalmente, as proteínas dos spots nos quais foi identificada a presença de zinco serão caracterizadas por MALDI-TOF MS. A possível identificação de proteínas biomarcadoras de zinco (proteínas que apresentam aumento de expressão quando ligadas ao zinco) caracteriza a originalidade do projeto e constituirá um marco inicial do estudo da metalômica da tilápia do Nilo, além de trazer informações importantes para a área de fisiologia e nutrição de peixes em relação aos estudos do proteoma e metaloma dessa espécie. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, PAULA MONTEIRO; CAVECCI, BRUNA; ROLDAN, PAULO DOS SANTOS; BRAGA, CAMILA PEREIRA; FEDERICI PADILHA, CILENE DO CARMO; PEZZATO, LUIZ EDIVALDO; PADILHA, PEDRO DE MAGALHAES. Zinc determination in samples fish by GFAAS using acid digestion in an ultrasound bath. JOURNAL OF FOOD MEASUREMENT AND CHARACTERIZATION, v. 10, n. 1, p. 113-118, MAR 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Paula Monteiro de. Estudo metaloproteômico em amostras de tecido muscular de Tilápia do Nilo alimentadas com fontes de zinco orgânico e inorgânico. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.