Busca avançada
Ano de início
Entree

Mimese e interação: aproximações ao relato e à teoria da ação

Processo: 10/12137-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Leopoldo Garcia Pinto Waizbort
Beneficiário:Ernesto Mora Forero
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ação social   Ação comunicativa   Mimese

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como propósito investigar as variações semânticas do conceito de mimese nos desenvolvimentos contemporâneos da teoria da narrativa, quando tal conceito encontra-se vinculado a vários dos axiomas próprios de uma teoria da ação social. A pergunta central está relacionada com os possíveis potenciais do termo no interior dos estudos da teoria social do relato, desde que se entenda a mimese situada em um paradigma comunicativo ou dialógico, e não somente em um paradigma mentalista ou das representações, por um lado, ou em um paradigma subjetivista ou da identidade, por outro.A pesquisa parte da definição de mimese por Paul Ricoeur em Temps et récit, na qual a fórmula aristotélica "imitação da ação" é entendida comouma prática reflexiva sobre a racionalidade do agir. Meu interesse consiste em situar tal prática social nas preocupações próprias das teorias sociológicas da ação, tendo como roteiro um diagnóstico da ação social no qual ainda sobrevivam seus conteudos racionais e a pluralidade de suas orientações, tal como ocorre na teoria social de Jürgen Habermas.Segundo este roteiro, o projeto consta de três momentos fundamentais: a. uma fundamentação da ligação do conceito de mimese com a teoria da ação contemporanea, especialmente a teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas; b. uma atualização filosófica do termo em diálogo com a obra de Gunter Gebauer e Christoph Wulf; e c. uma revisão do termo em suas relações com as teorias do agir no campo da teoria social do relato (Paul Ricoeur, Northrop Frye e M. Bakhtin).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORERO, Ernesto Mora. A imaginação reconstrutiva: Paul Ricoeur e Jürgen Habermas; sobre o discurso narrativo na modernidade. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.