Busca avançada
Ano de início
Entree

Meiofauna marinha do estado de São Paulo: diversidade desconhecida e ameaçada

Processo: 10/12232-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Fabiane Gallucci
Beneficiário:Fabiane Gallucci
Instituição-sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/11808-3 - Meiofauna marinha do estado de São Paulo: diversidade desconhecida e ameaçada, AP.JP
Assunto(s):Ecossistemas costeiros   Bentos   Nematoides   Biodiversidade

Resumo

A presente proposta visa criar e consolidar uma linha de pesquisa em ecologia de meiofauna marinha no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP), e capacitar técnicos e estudantes nessa linha. A proposta é composta por dois subprojetos. O primeiro subprojeto tem como objetivo descrever a variabilidade espaço-temporal da meiofauna, particularmente de assembléias de nemátodas, em diversos habitats costeiros de São Paulo e identificar fatores ambientais estruturadores da fauna em diferentes escalas temporais e geográficas. Nesta etapa, pretende-se também quantificar a contribuição de diferentes habitats costeiros para a diversidade regional e identificar pontos de alta diversidade. Para isso, serão utilizados desenhos amostrais hierárquicos. O segundo subprojeto, de caráter complementar ao primeiro, irá utilizar a combinação de estudos de campo e experimentos em laboratório para acessar como contaminantes acumulados nos sedimentos costeiros afetam as comunidades dos diferentes habitats. Através das amonstragens em campo, serão identificadas relações entre atributos da fauna e diferentes contaminantes, que servirão de base para o levantamento de hipóteses de causa-efeito. Essas hipóteses serão testadas através de experimentos em laboratório, onde diferentes variáveis serão controladas, possibilitando o estabelecimento da relação de causalidade. Os dados de campo e laboratório serão combinados com a finalidade de comparar a dinâmica dos poluentes nas comunidades meiofaunais em curto e longo prazo, e avaliar o potencial da meiofauna como indicador ecológico da qualidade ambiental. Além de contribuir para o conhecimento da biodiversidade, a linha de pesquisa proposta irá abrir novas perspectivas para estudos de ecologia, conservação e monitoramento sustentável dos ecossistemas costeiros do Estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALLUCCI, FABIANE; HUTCHINGS, PAT; GRIBBEN, PAUL; FONSECA, GUSTAVO. Habitat alteration and community-level effects of an invasive ecosystem engineer: a case study along the coast of NSW, Australia. MARINE ECOLOGY-PROGRESS SERIES, v. 449, p. 95-U120, 2012. Citações Web of Science: 14.
FONSECA, GUSTAVO; HUTCHINGS, PAT; VIEIRA, DANILO CANDIDO; GALLUCCI, FABIANE. Meiobenthic community underneath the carcass of a stingray: a snapshot after natural death. AQUATIC BIOLOGY, v. 13, n. 1, p. 27-33, 2011. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.