Busca avançada
Ano de início
Entree

Crenças de eficácia de gestores escolares e de docentes no ensino médio paulista

Processo: 10/51657-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Roberta Gurgel Azzi
Beneficiário:Daniela Couto Guerreiro Casanova
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino médio   Autoeficácia

Resumo

As crenças de eficácia partilhadas por um determinado grupo colocam-se como uma questão fundamental para entender a dinâmica de uma instituição. O diretor escolar desempenha um papel de alta relevância, de modo a contribuir para a construção da percepção de eficácia coletiva escolar. Defini-se Eficácia Coletiva Escolar como os julgamentos dos professores de uma escola de que seu conjunto dos professores é capaz de organizar e executar os cursos de ação exigidos para se conseguirem resultados positivos junto aos alunos. Tem sido destacado o papel mediador da crença de eficácia coletiva escolar para o desempenho e a motivação dos alunos. Este constructo colabora para direcionar o comportamento docente frente às tarefas de ensino e também contribui para a motivação docente. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar e explorar as relações entre autoeficácia pessoal de docentes e gestores e a eficácia coletiva escolar em instituições do Estado de São Paulo. Os participantes serão professores e gestores de escolas públicas estaduais paulistas que atuam no nível médio de ensino. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizados: questionário de caracterização do respondente, escala de autoeficácia docente, questionário de diretor e escala de eficácia coletiva de professor. As análises de dados serão realizadas por meio de análise descritiva e análise correlacionai. Esta pesquisa busca contribuir para a ampliação do conhecimento sobre as crenças de eficácia no contexto escolar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIELA COUTO GUERREIRO CASANOVA; ROBERTA GURGEL AZZI. Personal and Collective Efficacy Beliefs Scales to Educators: Evidences of Validity. Psico-USF (Impresso), v. 20, n. 3, p. 399-409, Dez. 2015.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASANOVA, Daniela Couto Guerreiro. Crenças de eficácia de gestores escolares e de docentes no ensino médio paulista. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.