Busca avançada
Ano de início
Entree

Microencapsulação de óleo de café verde pela técnica de spray drying: usos, propriedades e estabilidade

Processo: 10/51697-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Miriam Dupas Hubinger
Beneficiário:Vanessa Martins da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilização   Microencapsulação

Resumo

A característica mais importante do óleo de café verde é a sua capacidade de bloquear a radiação solar UVB (280 a 320 nm), que é prejudicial à saúde da pele humana. Além disso, esse óleo possui excelentes propriedades emolientes. Contudo à temperatura ambiente encontra-se na forma líquida, apresentando pouca capacidade de espalhamento e uma aparência inadequada para aplicação cosmética. Dessa forma, para melhorar as características de aplicação desse óleo e aumentar a estabilidade dos seus componentes ativos podem ser produzido micro cápsulas do óleo de café verde, pela técnica de spray drying, já amplamente utilizada para a produção de micro cápsulas de óleos eflavors em pó. Para isso, serão produzidas emulsões compostas pelo recheio (óleo de café verde), com diferentes combinações de materiais de parede (dióxido de titânio ou amido modificado, combinados com maltodextrina 10 e 20 DE) e um agente emulsificante. As emulsões serão preparadas utilizando pressões de homogeneização variadas, para obter diferentes tamanhos de gota, de forma a obter emulsões com alta estabilidade e alta eficiência de encapsulação. Após a produção das micro partículas, estas serão caracterizadas em relação ao conteúdo de umidade, diâmetro médio de partícula e microestrutura. Além disso, serão determinadas as condições críticas de estocagem das micro partículas, através da determinação das isotermas de adsorção e temperatura de transição vítrea, quando armazenadas em ambientes com diferentes umidades relativas. Finalmente será avaliada a estabilidade oxidativa e dos diterpenos, durante um período de estocagem, à 25 e 60°C. Dessa forma, o presente projeto visa o estudo das micro encapsulação, através da secagem por atomização, do óleo de café verde para produção de micro partículas em pó, com alta qualidade e estabilidade física. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, A. G. S.; SILVA, V. M.; HUBINGER, M. D. Microencapsulation by spray drying of emulsified green coffee oil with two-layered membranes. Food Research International, v. 61, n. SI, p. 236-245, JUL 2014. Citações Web of Science: 35.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.