Busca avançada
Ano de início
Entree

O cluster de micrornas mir-17-92 e seus alvos na oncogenese tirouidiana: influencia de braft1799a e de iodo

Processo: 10/51704-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Edna Teruko Kimura
Beneficiário:Cesar Seigi Fuziwara
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Iodo   Glândula tireoide   MicroRNAs   Expressão gênica   Neoplasias da glândula tireoide

Resumo

O iodo é o componente principal dos hormônios tiroidianos e participa da regulação da função glândula tiróide. Alta concentração de iodo inibe a proliferação celular e a síntese hormonal (efeito Wolff-Chaikoff), classicamente conhecido com efeito auto-regulatório. Previamente, mostramos que o excesso de iodo modula a expressão de genes relacionados à função tiroidiana e outros genes desconhecidos, e também que o iodo atenua os efeitos da indução de oncogene na célula folicular tiroidiana. O câncer de tiróide apresenta-se como o mais freqüente do sistema endócrino, observando-se predominância do histotipo carcinoma papilífero, caracterizado por alterações genéticas na via MAPK, especialmente em BRAF. Entretanto, o mecanismo molecular de atuação do iodo na transformação maligna da célula folicular ainda permanece a ser elucidado. Recentemente, o estudo dos microRNAs, pequenos RNAs endógenos não codificantes que controlam a tradução através de mecanismo pós-transcricional, tem mostrado papel importante papel na regulação de processos biológicos como proliferação celular e apoptose. No carcinoma papilífero de tiróide, mostramos que o microRNA let-7 pode atuar como gene supressor tumoral e influenciar a biologia da célula tumoral. Neste projeto buscamos entender a influência do iodo durante a ativação oncogênica da célula folicular tiroidiana com enfoque no papel dos microRNAs. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUZIWARA, CESAR SEIGI; KIMURA, EDNA TERUKO. High Iodine Blocks a Notch/miR-19 Loop Activated by the BRAF(V600E) Oncoprotein and Restores the Response to TGF beta in Thyroid Follicular Cells. THYROID, v. 24, n. 3, p. 453-462, MAR 1 2014. Citações Web of Science: 27.
FUZIWARA, CESAR SEIGI; KIMURA, EDNA TERUKO. MicroRNA Deregulation in Anaplastic Thyroid Cancer Biology. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENDOCRINOLOGY, 2014. Citações Web of Science: 37.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUZIWARA, Cesar Seigi. O cluster de microRNAs miR-17-92 e seus alvos na oncogênese tiroidiana: influência de BRAFT1799A e de iodo.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.