Busca avançada
Ano de início
Entree

Chegando black, virando black: o encontro entre black Hebrew Israelites e judeus da Etiópia com Israel

Processo: 10/12971-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Ronaldo Romulo Machado de Almeida
Beneficiário:Paula Barbosa da Silva Fontanezzi Leonel Ferreira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Judaísmo   Antropologia da religião   Identidade cultural   Religiões   Cultura (sociologia)

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo examinar, através de trabalho de campo, o encontro dos Judeus da Etiópia e dos Black Hebrew Israelites com a sociedade israelense focalizando primordialmente a maneira como as classificações raciais destes grupos são pensadas, ressignificadas e manipuladas durante este encontro. O principal objetivo desta pesquisa é compreender o processo de transformação das "categorias raciais" observadas atualmente no contexto israelense a partir dos grupos já mencionados, buscando entender a maneira como este processo de mudança manifesta o estabelecimento de novas relações não só entre populações negras e judias, mas entre suas histórias, identidades e projetos nacionalistas. Uma das hipóteses deste projeto é que o olhar lançado para os discursos de Judeus da Etiópia e Black Hebrews Israelites permite perceber o estabelecimento de novas relações entre a retórica sionista e a pan-africanista que não só antecedem o encontro destes grupos como são modificadas em seus relacionamentos com/em Israel. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Paula Barbosa da Silva Fontanezzi Leonel. "Judeus da Etiópia" e o Estado de Israel : reflexões sobre judaicidades e negritudes na sociedade israelense. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.