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Adaptação e desenvolvimento de instrumentos para avaliação de crianças e adolescentes com TDAH, análise de perfil neuropsicológico e relação com desempenho funcional

Processo: 10/14956-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Alessandra Gotuzo Seabra
Beneficiário:Bruna Tonietti Trevisan
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação neuropsicológica   Instrumentos de avaliação   Crianças e adolescentes   Hiperatividade

Resumo

O TDAH é um distúrbio que atinge de 3 a 5% de crianças em idade escolar. Apesar de evidências de comprometimento cognitivo em tal transtorno, seu diagnóstico ainda é predominantemente clínico. Im-portantes processos neuropsicológicos têm sido implicados no TDAH, incluindo déficits de funções exe-cutivas (FE), de regulação do estado e aversão ao atraso. No entanto, ainda não foi esclarecido se estes três fatores constituem vias independentes para explicação do TDAH ou, ainda, como se estabelece a re-lação entre tais fatores e o TDAH. Além da investigação de tais relações, se faz necessário verificar quais são as implicações funcionais da presença dos sintomas e dos déficits neuropsicológicos, visto que inter-venções adequadas podem ser convenientemente conduzidas. Contudo, não há no Brasil estudos que bus-caram desenvolver instrumentos válidos e precisos com o objetivo de avaliar regulação do estado e aversão ao atraso em crianças, bem como medidas mais ecológicas de FE. O objetivo do presente projeto é traduzir, adaptar e desenvolver instrumentos para avaliação de crianças e adolescentes com TDAH; anali-sar o perfil neuropsicológico em termos de funções executivas, regulação e aversão ao atraso; bem como investigar a relação entre o transtorno, o perfil neuropsicológico, a sintomatologia, o desempenho acadê-mico e o desempenho comportamental. Para tanto, o presente projeto será desenvolvido por meio de dois estudos. O Estudo 1 objetiva traduzir, adaptar e buscar evidências de validade e precisão do CHEXI, en-quanto medida ecológica de FE, da Tarefa de Regulação, como medida de regulação do estado, e da Flo-wer-Delay Task, para avaliação de aversão ao atraso. O Estudo 2 terá como objetivo verificar a heteroge-neidade do TDAH, tanto em termos de desempenho em testes neuropsicológicos de FE, regulação e aver-são ao atraso, quanto em relação a desempenho acadêmico e comportamental. Grupos de crianças e ado-lescentes com e sem o diagnóstico serão avaliados em medidas de FE, regulação do estado, aversão ao a-traso, quanto à sintomatologia de TDAH, quanto ao desempenho acadêmico e comportamental, e em me-didas para controle de inteligência. Serão conduzidas as seguintes análises estatísticas: 1) MANCOVA, tendo grupo como variável independente (VI); os desempenhos em FE, regulação, aversão ao atraso, me-didas acadêmicas e comportamentais como variáveis dependentes (VD); e inteligência como covariante; 3) Análises de correlação de Pearson entre sintomas de TDAH e os desempenhos nos instrumentos; 4) Análise fatorial dos escores nos testes de FE, regulação e aversão ao atraso; 5) Análise de regressão linear tendo desempenhos em FE, regulação e aversão ao atraso como VI e sintomas de TDAH como VD; 6) Análise de regressão linear desempenhos nos testes de FE, regulação e aversão ao atraso como VI, e os desempenhos acadêmico e comportamental como VD; 7) Análise de agrupamentos (cluster) com as me-didas de FE, regulação e aversão ao atraso.

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