Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de águas residuais tratadas na cultura de hortaliças: avaliação de metais pesados e enteroparasitas e seu impacto na saúde

Processo: 06/59920-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Susana Segura Muñoz
Beneficiário:Meire Nikaido Suzuki
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Metais

Resumo

A escassez de água é um problema vigente em todo o mundo, sendo o reaproveitamento de águas residuárias uma importante temática no que se refere a preservação dos corpos hídricos e utilização consciente dos recursos disponíveis. A irrigação de hortaliças com águas residuárias tratadas constitui-se em uma importante ferramenta no que se refere ao reutilização dessas águas. Tendo em vista que esta não é uma prática muito difundida no Brasil, estudos na área poderão assegurar a viabilidade de utilização dessas águas, avaliando a qualidade de reúso das mesmas. O presente estudo visa avaliar os níveis de metais pesados, bem como caracterizar e quantificar a possível presença de parasitas patogênicos em hortaliças irrigadas com águas residuárias tratadas provenientes da Estação de Tratamento de Esgoto de Ribeirão Preto (ETE-RP). Os metais serão analisados por Espectrofotometria de Absorção Atômica. A análise parasitológica será realizada pelo método de sedimentação e a quantificação será realizada na câmara de Sedgwick-Rafter. Já a presença bacteriana será detectada através do Teste P/A (Presença ou Ausência) e a quantificação através da técnica dos Tubos Múltiplos. Todas as técnicas serão realizadas no Laboratório de Pediatria-Setor de Metais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/FMRP/USP. Cabe destacar que este trabalho será complementar aos estudos desenvolvidos na ETE-RP, desde 2004; com auxílio da FAPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NIKAIDO, MEIRE; TONANI, KARINA A. A.; JULIAO, FABIANA C.; TREVILATO, TANIA M. B.; TAKAYANAGUI, ANGELA M. M.; SANCHES, SERGIO M.; DOMINGO, JOSE L.; SEGURA-MUNOZ, SUSANA I. Analysis of Bacteria, Parasites, and Heavy Metals in Lettuce (Lactuca sativa) and Rocket Salad (Eruca sativa L.) Irrigated with Treated Effluent from a Biological Wastewater Treatment Plant. BIOLOGICAL TRACE ELEMENT RESEARCH, v. 134, n. 3, p. 342-351, JUN 2010. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SUZUKI, Meire Nikaido. Uso de águas residuárias tratadas na cultura de hortaliças: avaliação de enteroparasitas e metais pesados. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.