Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades estruturais e de quantização da condutância de nanocontatos metálicos

Processo: 06/60501-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Daniel Mario Ugarte
Beneficiário:Maureen Joel Lagos Paredes
Instituição-sede: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanoeletrônica   Nanotecnologia   Nitrogênio   Deformação e estresses   Polarização de spin

Resumo

Neste projeto, desejamos estudar as propriedades estruturais e eletrônicas nanofios metálicos gerados por deformação mecânica. Em particular, analisaremos a influência de efeitos térmicos no arranjo atômico, e sua manifestação na condutância de nanofios. Utilizaremos um sistema de quebra controlada de junções operando em ultra-alto-vácuo (UHV) modificado para estudar a condutância de fios em temperaturas entre nitrogênio liquido e ambiente. A estrutura atômica será estudada por meio de medidas de HRTEM resolvida no tempo para nanofios deformados in situ no microscópio e também resfriados a temperatura de nitrogênio líquido. Também estudaremos a condutância de nanofios magnéticos para analisar a origem física de patamares fracionários (0.5 G0), em particular possíveis efeitos de polarização de spin no transporte eletrônico. Este parte do projeto requer a construção de um sistema MCBJ operando em condições de Extreme Vacuum (XHV, 10-12 -10-13 torr) para poder realizar medidas de nanofios extremamente reativos quimicamente à temperatura ambiente, mas minimizando a existência de impurezas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Prêmio Capes de Tese 2011 anuncia vencedores 
Prêmio Capes de Tese 2011 anuncia vencedores 
Bastão atômico 
Bastão atômico 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAREDES, Maureen Joel Lagos. Efeitos estruturais da condutância quântica e na deformação mecânica de nanofios metálicos. 2010. 170 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.