Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de bioprocessos com células CHO e S2 em biorreatores para produção em larga escala de proteínas recombinantes

Processo: 07/52264-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Pereira
Beneficiário:Daniella Cristina Ventini Monteiro
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/09482-3 - Expressão de genes heterólogos em células de dípteros: biologia molecular e engenharia de processos, AP.TEM
Assunto(s):Cultura de células   Bioprocessos   Proteínas virais

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de bioprocesso com tecnologia otimizada para a preparação em média e larga escala de proteínas recombinantes sintetizados por células de mamíferos (CHO) e de inseto (S2) geneticamente modificadas cultivadas em biorreatores. O grupo de Hormônios do 1PEN, um dos parceiros desse projeto, já desenvolveu a produção laboratorial dos hormônios hTSH, hPRL e de dois antagonistas de hPRL: G129R-hPRL e S179D-hPRL, em todos foi utilizado como hospedeiro céiulas de avario de hamster chinês (CHO). Em projeto de pesquisa comum estamos estudando a produtividade destes hormônios em células CHO em bioreatores (05/60828-3) (06/57794-5). Em projeto temático da FAPESP (02-09482-3) vimos desenvolvendo bioprocessos para cultura de células de Drosofilas (S2) que produzem proteínas recombinantes. O Laboratório de Imunologia Viral do Instituto Butantan tem larga experiência na padronização de plantas pilotos de produção de vírus e proteínas heterólogas, Com apoio da FAPESP este grupo liderou a construção de um laboratório equipado com modernos biorreatores e vem desenvolvendo bioprocessos de produção de produtos recombinantes e partículas virais. A candidata à bolsa de Mestrado já experiência em cultura de células em geral e poderá com esta base desenvolver de forma sólida uma formação adequada para no futuro poder trabalhar tanto na área fundamental como em empresas produtoras de imunobiológicos. Para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa que já é apoiado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENTINI, DANIELLA C.; DAMIANI, RENATA; SOUSA, ALVARO P. B.; DE OLIVEIRA, JOAO E.; PERONI, CIBELE N.; RIBELA, MARIA T. C. P.; BARTOLINI, PAOLO; TONSO, ALDO; SOARES, CARLOS R. J.; PEREIRA, CARLOS A. Improved Bioprocess with CHO-hTSH Cells on Higher Microcarrier Concentration Provides Higher Overall Biomass and Productivity for rhTSH. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 164, n. 4, p. 401-409, JUN 2011. Citações Web of Science: 2.
VENTINI, DANIELLA CRISTINA; ASTRAY, RENATO MANCINI; NOBRE LEMOS, MARCOS ALEXANDRE; CALIL JORGE, SORAIA ATTIE; CALDERON RIQUELME, CAMILO; TORRES SUAZO, CLAUDIO ALBERTO; TONSO, ALDO; PEREIRA, CARLOS AUGUSTO. Recombinant rabies virus glycoprotein synthesis in bioreactor by transfected Drosophila melanogaster S2 cells carrying a constitutive or an inducible promoter. Journal of Biotechnology, v. 146, n. 4, p. 169-172, APR 15 2010. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.