Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de Salmonella SP em avestruzes cativas e abatidas na região sudeste brasileira

Processo: 05/58237-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Angelo Berchieri Junior
Beneficiário:Oliveiro Caetano de Freitas Neto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública

Resumo

A criação de avestruzes no Brasil é recente. O Brasil é considerado pela comunidade mundial um dos países com grande potencial para o crescimento dessa atividade. O grande potencial zootécnico do avestruz, vem impulsionando o crescimento da atividade no Brasil e restante do mundo, tornado-se indispensável a realização de novas pesquisas para o sucesso da criação comercial de avestruzes, segurança do consumidor e dos planteis avícolas brasileiros. Alguns trabalhos vem sendo desenvolvidos nas áreas de fisiologia, nutrição, anatomia e manejo. Entretanto, trabalhos envolvendo os aspectos de sanidade são raros. O presente trabalho pretende estudar as salmoneloses de forma geral, em todas etapas da estrutiocultura (incubatório, reprodução, cria/recria, terminação e abate), enfatizando aquelas contempladas no Plano Nacional de Sanidade avícola. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OC DE FREITAS NETO; AOT CARRASCO; TF RASO; RLM SOUSA; A BERCHIERI JÚNIOR; AA PINTO. Serosurvey of selected avian pathogens in brazilian commercial Rheas (Rhea americana) and Ostriches (Struthio camelus). Brazilian Journal of Poultry Science, v. 11, n. 4, p. -, Dez. 2009.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETO, Oliveiro Caetano de Freitas. Pesquisa de Salmonella sp na cadeia produtiva de avestruzes no Sudeste do Brasil. 2008. 58 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.