Busca avançada
Ano de início
Entree

Deteccao de brownfields por meio de imagens de alta resolucao espacial e analise da dinamica da refuncionalizacao de antigas areas fabris em sao paulo.

Processo: 05/59780-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Magda Adelaide Lombardo
Beneficiário:Amanda Ramalho Vasques
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Sensoriamento remoto

Resumo

Na última década foram colocados em órbita sensores de alta resolução espacial e suas imagens apresentam-se como possíveis soluções para a análise da dinâmica urbana, que exige detalhamento e constante atualização do seu espaço edificado. Dentre os processos urbanos passíveis de serem detectados está a refuncionalização de antigas áreas industriais, que atualmente encontram-se desativadas. Os edifícios e terrenos industriais que tiveram um uso ativo, mas que foram fechados, abandonados, e estão ociosos, podendo ou não, estarem contaminados, é chamado de brownfields. A presença destas áreas está associada a cidades cuja função predominante foi à industrial. São Paulo apresenta em sua orla ferroviária (E. F. Santos-Jundiaí e Central do Brasil) e em seus bairros fabris áreas de brownfields. Contudo, nos últimos anos, alguns destes locais tem sido refuncionalizados, alterando suas formas, estruturas e funções, incorporando, portanto, novos usos. Estas transformações implicam em uma nova organização espacial com impactos ambientais e sócio-politico-econômicos. Nesta pesquisa, o uso de dados de sensoriamento remoto de alta resolução espacial (fotografias aéreas e imagens IKONOS e QUICKBIRD, dentre outros) e das técnicas de processamento digital de imagens, será útil para o estudo do processo de refuncionalização de brownfields, sendo de grande auxílio não só para sua identificação, mas também para o planejamento destas áreas, visto sua potencialidade (tamanho, infra-estruturas, localização, etc) para sustentar projetos urbanos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VASQUES, Amanda Ramalho. Geotecnologias nos estudos sobre brownfields : identificação de brownfields em imagens de alta resolução espacial e análise da dinâmica de refuncionalização de antigas áreas fabris em São Paulo. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.