Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle postural em adultos e idosos durante tarefas supra posturais

Processo: 06/52662-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Marcos Duarte
Beneficiário:Janina Manzieri Prado Rico
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Idosos   Equilíbrio postural   Controle postural

Resumo

O ser humano deve ser capaz de manter e adotar várias posturas para a realização de suas tarefas. Esta capacidade é conhecida como controle postural que encontra-se comprometida com o avanço da idade, torna-se um fator predisponente para o aumento na incidência de quedas. Muitos estudos mostram que a manutenção do equilíbrio pode ser afetada por tarefas cognitivas ou visuais (chamadas também de tarefas supra-posturais ou tarefas secundárias), pois exige do indivíduo um desempenho adicional além de controlar a postura. Tem sido investigado em adultos jovens saudáveis que certas tarefas supra-posturais podem diminuir a oscilação postural durante a postura ereta, isto é, a variabilidade da oscilação postural depende da natureza de uma tarefa. Porém, não sabemos se tal efeito também pode ser observado em indivíduos idosos, cujo controle postural pode estar comprometido. O objetivo do presente estudo é investigar como as tarefas visuais afetam a oscilação postural durante a postura ereta em indivíduos idosos comparado aos adultos e entender a relação entre informação visual e equilíbrio no controle postural. Este estudo pretende contribuir para o entendimento dos problemas de equilíbrio na população idosa e como o sistema visual pode contribuir no controle postural desses indivíduos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAFOND, DANIK; CHAMPAGNE, ANNICK; DESCARREAUX, MARTIN; DUBOIS, JEAN-DANIEL; PRADO, JANINA M.; DUARTE, MARCOS. Postural control during prolonged standing in persons with chronic low back pain. GAIT & POSTURE, v. 29, n. 3, p. 421-427, APR 2009. Citações Web of Science: 60.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.