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Processo: | 07/00806-4 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de setembro de 2007 |
Vigência (Término): | 31 de março de 2009 |
Área do conhecimento: | Ciências da Saúde - Fonoaudiologia |
Pesquisador responsável: | Marilisa Mantovani Guerreiro |
Beneficiário: | Mirela Boscariol |
Instituição-sede: | Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Processamento auditivo Audição Avaliação Síndrome Perisylviana |
Resumo É fundamental a identificação de possíveis falhas nos processos envolvidos com o processamento da linguagem oral e escrita nas crianças com DEDL. Essa identificação não só permitirá correlacionar as falhas no processamento da linguagem com as possíveis alterações encontradas na avaliação por neuroimagem, como fornecerá diretrizes importantes para a reabilitação destas crianças, que é sempre fonoterapêutico. O objetivo do presente estudo será identificar possíveis falhas nos diferentes processos psicolíngüísticos e de processamento da informação auditiva envolvidos com a produção e compreensão da linguagem oral e escrita, em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem e Aprendizagem. Farão parte do estudo, pacientes que atendam aos seguintes critérios de inclusão: crianças pré-escolares, com quatro anos ou mais, com o diagnóstico de Distúrbio Específico de Linguagem e crianças com idade escolar, entre sete e 12 anos, com diagnóstico de Distúrbio Específico de Linguagem e que estejam apresentando dificuldades no processo de aprendizagem escolar.As crianças passarão por uma avaliação inicial, que envolverá Avaliação neurológica clínica, avaliação psicológica, e avaliação audiológica básica composta de audiometria tonal liminar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica e avaliação de linguagem envolvendo amostra de linguagem espontânea e dirigida.Especificamente será realizada avaliação neuropsicolingüística e do processamento auditivo. A avaliação neuropsicolingüística em crianças pré-escolares será utilizado o teste de Illinois de Habilidades Psicolingüísticas - ITPA (Bogossian e Santos, 1977), Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, estandardização preliminar para a população brasileira de Capovilla e Capovilla (1997) e Capovilla et al. (1997), Teste de Competência Lexical de Hage e Pereira (2003); Teste de Fonologia do ABFW; Teste de Linguagem Infantil, proposto por Wertzner (2000), e protocolo de Praxias articulatórias e buco-faciais de Hage (1999). Para crianças em idade escolar será utilizado o teste de Desempenho Escolar (Stein, 1994), Prova de consciência fonológica (Santos e Pereira, 1997) e Teste de Illinois de Habilidades Psicolingüísticas - ITPA (Bogossian e Santos, 1977), especificamente os subtestes os seguintes subtestes: Memória seqüencial auditiva e visual.Na avaliação do processamento auditivo para crianças pré-escolares será utilizado o Teste Pediátrico de Inteligibilidade de Fala, ou resumidamente de PSI, proposto originalmente por Jerger, Lewis, Hawkins & Jerger (1980) e Jerger, Jerger & Abrams (1983) e adaptado ao português brasileiro por Almeida, Campos & Almeida (1988) e revisto por Ziliotto, Kalil & Almeida (1997), na etapa de mensagem competitiva ipsilateral. Para as crianças em idade escolar será realizado o Teste Dicótico de Dígitos (DD), tarefa de integração biaural, proposto inicialmente por Kimura (1961). Adotou-se a versão de Musiek (1983), adaptada ao português brasileiro por Santos & Pereira (1997) e Teste de Fusão auditiva, ou simplesmente de AFT-R, proposto por McCroskey & Keith (1996), executado segundo os critérios sugeridos por Garcia (2001), sendo investigados os processos de resolução temporal. Serão plicados também os potenciais auditivos de média latência. | |
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