Busca avançada
Ano de início
Entree

Producao de enzimas ligninoliticas por fungos basidiomicetos por fermentacao em estado solido utilizando residuos solidos agroindustriais, visando potencial aplicacao na producao animal.

Processo: 06/00865-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Eleni Gomes
Beneficiário:Aline Zorzetto Lopes Gonçalves Prado
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Resíduos agroindustriais   Enzimas   Basidiomycota
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Basidiomicetos | Enzimas | Ligninases | Residuos Agroindustriais | Microbiologia Industrial e de Fermentação

Resumo

Fungos decompositores e suas enzimas vêm sendo utilizados no bioprocessamento de muitos materiais vegetais, convertendo a biomassa em produtos de alto valor comercial, seja na indústria de alimentos, de combustíveis, papeleira ou farmacêutica. Grande parte dos resíduos sólidos gerados na agricultura fica disponível no campo e a conversão dos mesmos em produtos de valor comercial, por processos fermentativos, pode contribuir para a remoção de poluentes ambientais, gerar fonte alternativa de energia e contribuir com a economia nacional. Uma pequena parte dos resíduos agrícolas e agroindustriais gerados é usada para alimentação de animais. Embora a celulose e a hemicelulose, presentes nesses materiais, sejam adequadas para a alimentação de bovinos, sua disponibilização depende da remoção da lignina “indigesta” para maior aproveitamento do potencial nutricional e energético dos mesmos. Dessa forma, o tratamento desses materiais com preparado enzimático contendo ligninases, xilanases e pectinases e livres de celulases, pode proporcionar uma “digestão parcial prévia” transformando o substrato lignocelulósico em alimento para ruminantes com melhor digestibilidade e qualidade. Com base no exposto, o presente projeto propõe: 1) o uso de resíduos agrícolas e agroindustriais como meio de cultivo para os fungos basidiomicetos em fermentação em estado sólido; 2) a obtenção de preparado enzimático, por fermentação em estado sólido, com alta atividade de ligninases (manganês peroxidase, lignina peroxidase e lacase) e xilanases, e com baixo teor de endoglucanase (CMCase) e que sejam tolerantes a condições observadas no rumem ou seja, temperaturas de 40°C, pH 6,5 e a alta concentração de solutos; 3) aplicação do preparado enzimático a matérias lignocelulósicos e avaliação da digestibilidade dos mesmos in vitro; 4) avaliação do material sólido fermentado, contendo a massa micelial, como um possível segundo ingrediente nutricional para ração, visando o enriquecimento protéico da ração.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRADO, Aline Zorzetto Lopes Gonçalves. Produção de enzimas ligninolíticas por fungos basidiomicetos por fermentação em estado sólido utilizando resíduos sólidos agroindustriais, visando potencial aplicação na produção animal. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.