Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do papel da PGD2 e da PGE2 nos mecanismos efetores de macrófagos alveolares infectados in vitro com Histoplasma capsulatum e na resposta imune durante infecção experimental in vivo

Processo: 09/05106-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Faccioli
Beneficiário:Priscilla Aparecida Tartari Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Prostaglandina D2   Resposta imune   Dinoprostona   Macrófagos alveolares

Resumo

Recentemente, demonstramos que animais infectados com Histoplasma capsulatum e tratados com inibidor da síntese de prostaglandinas apresentaram diminuição de carga fúngica nos pulmões e baços, aumento da produção de óxido nítrico e da fagocitose de leveduras por macrófagos alveolares, e consequentemente aumento da sobrevivência, quando comparados com os animais somente infectados. Porém, neste estudo não foi determinado qual dos subtipos de prostaglandinas participam na patogênese da histoplasmose. Vários grupos de pesquisa têm demonstrado que PGE2 e PGD2 podem ter ações biológicas antagônicas, podem, respectivamente, inibir ou estimular a remoção de microrganismos no hospedeiro. Desta maneira é fundamental o entendimento do papel da PGE2 e da PGD2, nos mecanismos efetores dos macrófagos na defesa do hospedeiro, especialmente na histoplasmose. Neste projeto, inicialmente iremos investigar o papel destas duas prostaglandinas na fagocitose e mecanismos microbicidas de macrófagos alveolares infectados in vitro, com H. capsulatum. Posteriormente, para empregar como ferramenta de investigação, nós iremos encapsular estes mediadores em polímeros biodegradáveis, com a finalidade de preservar suas atividades biológicas. As Mes contendo PGE2 ou PGD2 serão administradas em animais infectados com fungo e tratados com inibidor da síntese de prostaglandinas, para avaliação do papel de cada mediador in vivo. Os dados obtidos poderão contribuir para o entendimento do papel das prostaglandinas nos mecanismos de defesa da histoplasmose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TARTARI PEREIRA, PRISCILLA APARECIDA; BITENCOURT, CLAUDIA DA SILVA; DOS SANTOS, DAIANE FERNANDA; NICOLETE, ROBERTO; GELFUSO, GUILHERME MARTINS; FACCIOLI, LUCIA HELENA. Prostaglandin D-2-loaded microspheres effectively activate macrophage effector functions. European Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 78, p. 132-139, OCT 12 2015. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.