Busca avançada
Ano de início
Entree

Fungos Afiloforóides (Basidiomycota) do estado de São Paulo: ecologia e levantamento taxonômico das espécies de cerrado

Processo: 09/01403-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Vera Lucia Ramos Bononi
Beneficiário:Maira Cortellini Abrahão
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Basidiomycota   Cerrado   Biodiversidade   Micologia   Ecologia vegetal

Resumo

Os estudos ecológico e taxonômico de fungos afiloforóides serão realizados na Reserva Biológica e Estação Experimental de Mogi-Guaçu, uma das poucas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo de Cerrado. Espécies afiloforóides geralmente são saprofíticas e consideradas as principais responsáveis na decomposição de madeira, possuindo papel fundamental na ciclagem de nutrientes e na manutenção dos ecossistemas terrestres. Nas glebas administradas pelo Instituto de Botânica e separadas em Áreas A e B, serão realizadas visitas bimestrais entre agosto de 2009 e junho de 2011 e cada amostragem será efetuada em seis parcelas de um hectare cada, nos setores que permitem pesquisa perturbatória, pesquisa não perturbatória e ensino. O material será fotografado, georreferenciado, coletado, transportado para o laboratório, herborizado, identificado morfologicamente e isolado em meio de cultura. Dados sobre local e data de coleta, luminosidade e umidade relativas, número de basidiomas, hábito, ocorrência e grau de decomposição, diâmetro e espécie do substrato serão anotados. Descrições detalhadas, ilustrações e chaves de identificação para os táxons encontrados serão elaboradas. A análise estatística dos dados será realizada através de técnicas de ordenação da informação ecológica. Serão fornecidas frequência e uniformidade da distribuição das espécies, bem como dados a respeito das áreas, setores e parcelas: caracterização e comparação segundo a diversidade de espécies e similaridade por análises de grupamento. Os exemplares coletados e identificados serão depositados no Herbário Maria Eneyda P. K. Fidalgo (SP) e as linhagens obtidas serão incluídas na Coleção de Culturas de Basidiomicetos (CCB) do Instituto de Botânica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIRA CORTELLINI ABRAHÃO; RICARDO MATHEUS PIRES; ADRIANA DE MELLO GUGLIOTTA; EDUARDO PEREIRA CABRAL GOMES; VERA LUCIA RAMOS BONONI. Wood-decay fungi (Agaricomycetes, Basidiomycota) in three physiognomies in the Savannah region in Brazil. Hoehnea, v. 46, n. 1, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.