Bolsa 10/51931-6 - Leishmania, Resposta imune - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da patogenicidade e atividade protetora de linhagem de leishmania major atenuada por superexpressao do gene do miniexon

Processo: 10/51931-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Angela Kaysel Cruz
Beneficiário:Camila Figueiredo Pinzan
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania   Resposta imune   Vacinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apcs | Leishmania | Miniexon | Parasita Atenuado | Resposta Imunologica | Vacina

Resumo

O grande impacto da leishmaniose na saúde pública mundial, a ampliação da incidência da doença, as dificuldades associadas aos tratamentos empregados e a ausência de vacinas eficazes tornam relevante a busca de novas medidas curativas e preventivas. Em investigações anteriormente conduzidas no laboratório, foi demonstrado que linhagens de L. major e de L. braziliensis que superexpressam o gene do miniexon a partir de um epissomo perdem a virulência original in vivo (usando BALB/c ou hamstercomo modelo de infecção). Estes mutantes não promovem a leishmaniose, embora permaneçam quiescentes no hospedeiro por longos períodos de tempo. Estudos recentes sugerem que a persistência do parasito no hospedeiro em baixa quantidade é fundamental para a manutenção da memória imunológica contra uma reinfecção. Portanto, o desenvolvimento de parasitos atenuados com alterações genéticas definidas e irreversíveis, que sobrevivam no hospedeiro sem deflagrar a doença pode ser uma vacina viva, que se tornaria alternativa relevante para o controle epidemiológico da leishmaniose. Desta forma, o objetivo geral desse projeto será estudar os mecanismos envolvidos na ação imunomoduladora das linhagens atenuadas de leishmania major superexpressando estavelmente o gene miniexon. Tencionamos também, avaliar de forma detalhada o possível potencial vacinal dessas linhagens. Para o cumprimento desses objetivos, serão avaliados os seguintes aspectos: capacidade do parasita atenuado em infectar e ativar diferentes células apresentadoras de antígeno, induzir migração celular e resposta pró-inflamatória no sítio de inoculação, induzir a patogenicidade e imunogenicidade em camundongos normais e imunocomprometidos e induzir proteção contra o desafio de camundongos com a linhagem virulenta de L. major (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPAGNARO, GUSTAVO DANIEL; LORENZON, LUCAS BIGOLIN; RODRIGUES, MATEUS AUGUSTO; DEFINA, TANIA PAULA AQUINO; PINZAN, CAMILA FIGUEIREDO; FERREIRA, TIAGO RODRIGUES; CRUZ, ANGELA KAYSEL. Overexpression of Leishmania major protein arginine methyltransferase 6 reduces parasite infectivity in vivo. Acta Tropica, v. 244, p. 7-pg., . (15/13618-8, 14/00220-3, 18/14398-0, 10/51931-6, 13/13237-9, 20/02372-6, 10/01129-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.