Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das Rho GTPases na resposta aos danos no DNA induzidos por radiação ionizante do tipo gama

Processo: 10/09453-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Fábio Luis Forti
Beneficiário:Juliana Harumi Osaki
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/58264-5 - Papel de GTPases da família Rho e de tirosina fosfatases duais no reparo de danos no DNA, AP.JP
Assunto(s):Reparo do DNA   Dano ao DNA   Radiação ionizante   Transdução de sinais   Proteínas rho de ligação ao GTP   Ciclo celular

Resumo

O mecanismo pelo qual uma célula responde a algum dano no seu material genético é extremamente importante. A resposta pode ser via reparo do dano, propriamente dito, e se a lesão for muito grave, ocorre ativação do mecanismo de morte celular programada (apoptose) ou a célula entra em senescência. Se estes mecanismos falharem, pode ocorrer a formação do câncer. Resultados recentes de nosso grupo demonstraram que a proteína RhoA GTPase está diretamente envolvida com a regulação da senescência e do ciclo celular de células tumorais transformadas por Ras induzidas por agentes estressores. RhoA, Cdc42 e Rac1 pertencem a família das proteínas sinalizadoras Rho GTPases, as quais atuam como interruptores moleculares estando ativa ligada a GTP e inativa ligada a GDP; os componentes desta família estão relacionados aos mais diversos processos celulares como por exemplo migração celular, adesão, endocitose e oncogênese. No entanto, apesar das proteínas Rho estarem envolvidas em um amplo espectro de atividades biológicas, há poucas informações sobre a atividade das Rho GTPases na manutenção da integridade genômica e mais especificamente qual é o seu papel nos processos de reparo do DNA ao longo do ciclo celular após lesão promovida por radiação ionizante tipo gama. Desta forma, este projeto propõem um estudo do mecanismo de ação das GTPases RhoA, Cdc42 e Rac1 para que se possa esclarecer mais um passo do importante mecanismo de controle da estabilidade genômica em células tumorais e suas implicações e/ou inter-relações com radioterapias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESPINHA, GISELE; OSAKI, JULIANA HARUMI; COSTA, ERICO TOSONI; FORTI, FABIO LUIS. Inhibition of the RhoA GTPase Activity Increases Sensitivity of Melanoma Cells to UV Radiation Effects. OXIDATIVE MEDICINE AND CELLULAR LONGEVITY, 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.