Busca avançada
Ano de início
Entree

Implantação de metodologias para a avaliação ecotoxicológica de sedimentos de rios impactados por atividades antropogênicas

Processo: 10/11820-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Marin Morales
Beneficiário:Paula Suares Rocha
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ecotoxicologia

Resumo

Pesquisas ecotoxicológicas são importantes para a avaliação de efeitos e mecanismos de ação de agentes tóxicos em diferentes ambientes. Os sedimentos aquáticos apresentam um alto potencial de acumulação de poluentes. Como os poluentes podem tornar-se disponíveis, dependedo das condições ambientais, os sedimentos são então uma fonte potencial de contaminação para corpos d'água. Desta forma, a avaliação da qualidade do sedimento é essencial para a compreensão dos processos que regem o destino e a disponibilidade dos poluentes nos corpos d'água. Para uma eficiente avaliação ecotoxicológica de sedimento são necessários estudos que contemplem diferentes abordagens. O presente projeto será desenvolvido nos laboratórios de Mutagênese e Toxicidade (IB, UNESP - Rio Claro) e tem como objetivos: 1) implantar três novas técnicas em ecotoxicologia, os ensaios do Vermelho Neutro (citotoxicidade), de EROD (atividade de EROD, potencial de indução de CYP1A) e de contato de sedimento com embrião do peixe Danio rerio (toxicidade aguda e teratogenicidade), que serão utilizadas na avaliação do potencial ecotoxicológico de amostras de sedimentos aquáticos, implementando também nos laboratórios técnicas específicas de coleta e preparo de sedimentos; 2) implantar metodologia para o cultivo de dois novos organismos testes, as células permanentes RTL-W1 (derivadas de fígado de Oncorhynchus mykiss) e os peixes D. rerio; 3) avaliar os efeitos ecotoxicológicos de sedimentos dos rios Jaguarí e Atibaia, por meio dos bioensaios acima citados e de análises químicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUARES-ROCHA, PAULA; BRAUNBECK, THOMAS; DE ANGELIS, DEJANIRA DE FRANCHESCHI; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Assessment of cytotoxicity and AhR-mediated toxicity in tropical fresh water sediments under the influence of an oil refinery. Environmental Science and Pollution Research, v. 22, n. 16, p. 12566-12575, . (10/11820-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.