Busca avançada
Ano de início
Entree

Teste observacional da síntese espectral de discos de acresção com vento

Processo: 10/16010-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Marcos Perez Diaz
Beneficiário:Raúl Eduardo Puebla Puebla
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Discos de acresção   Variáveis cataclísmicas   Vento estelar

Resumo

Nos últimos anos desenvolvemos um novo método de síntese espectral para modelizar a emissão de discos de acresção de variáveis cataclísmicas(VC's) não magnéticas. Este método incorpora consistentemente atmosferas de disco de Wade e Hubeny e um vento conduzido por radiação nas linhas. A estrutura das atmosferas com vento são calculadas em NLTE no sistema co-móvel. Quando confrontado com dados espectrais no ultravioleta (UV), estes modelos mostraram uma adequada concordância em sistemas com alta inclinação orbital. Também foi mostrada a necessidade de uma estrutura de vento mais sofisticada para conseguir reproduzir os perfis de sistemas com inclinação orbital intermediária e baixa. Neste trabalho propomos o aprimoramento deste método que conduzirá a uma melhor descrição do disco e vento, e a sua aplicação a dados observacionais no UV e no óptico. Estas modificações envolvem a inclusão de atmosferas de vento inclinadas com respeito ao plano do disco e o cálculo da diluição geométrica da radiação e da irradiação das regiões externas do vento pelo disco interno.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PUEBLA, RAUL E.; DIAZ, MARCOS P.; HILLIER, D. JOHN; HUBENY, IVAN. A METHOD FOR THE STUDY OF ACCRETION DISK EMISSION IN CATACLYSMIC VARIABLES. I. THE MODEL. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 736, n. 1 JUL 20 2011. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.