Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa e desenvolvimento de conversores eletrônicos para sistemas fotovoltaicos de geração distribuída

Processo: 10/15848-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Ernesto Ruppert Filho
Beneficiário:Marcelo Gradella Villalva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrônica de potência   Geração distribuída

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de desenvolver a tecnologia de conversores eletrônicos para a conexão de sistemas fotovoltaicos à rede elétrica (conversores grid-tie ou grid-connected). Esta tecnologia é estratégica para o país devido ao crescente interesse pelo uso de geradores distribuídos e de fontes alternativas de energia elétrica. A pesquisa vai dar continuidade aos estudos de doutorado realizados com recursos da FAPESP, desenvolvendo um protótipo de conversor que poderá ser usado para a conexão de painéis solares fotovoltaicos à rede elétrica. A pesquisa envolve o estudo dos requisitos para a conexão de conversores com a rede elétrica, técnicas convencionais e avançadas de controle de corrente e de tensão, técnicas de sincronismo e proteção, técnicas de rastreamento do ponto de máxima potência (MPPT) dos painéis solares, métodos de detecção de ilhamento (anti-islanding) e outros assuntos. O desenvolvimento de um protótipo de conversor eletrônico envolverá o projeto de circuitos eletrônicos de potência, circuitos de acionamento de transistores, placas eletrônicas microprocessadas, circuitos de proteção, placas analógicas de medição e condicionamento de sinais, módulos de comunicação, interfaces homem-máquina e software para a comunicação com microcomputadores. A pesquisa de pós-doutorado será realizada em paralelo com pesquisas de mestrado, doutorado e iniciação científica (todas apoiadas pela FAPESP) co-orientadas pelo candidato. O grupo de pesquisa na área de energias renováveis no qual será inserida esta pesquisa está ainda em formação e teve início com o trabalho de doutorado deste candidato. A continuidade e o êxito das pesquisas atualmente em andamento no grupo dependem fortemente da participação do candidato durante o período em que permanecerá como pesquisador colaborador e bolsista de pós-doutorado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAZOLI, JONAS RAFAEL; VILLALVA, MARCELO GRADELLA; RUPPERT, ERNESTO. Micro-inverter for integrated grid-tie photovoltaic module using resonant controller. INTERNATIONAL TRANSACTIONS ON ELECTRICAL ENERGY SYSTEMS, v. 24, n. 5, p. 713-722, MAY 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.