Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuições da teoria histórico-cultural para a organização do ensino de álgebra.

Processo: 10/15383-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Manoel Oriosvaldo de Moura
Beneficiário:Maria Lucia Panossian
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/23473-6 - O processo de generalização algébrica: o movimento constante entre o empírico e o teórico, BE.EP.DR
Assunto(s):Currículo   Ensino de matemática

Resumo

Considerando os pressupostos da teoria histórico-cultural, os conceitos algébricos, como conceitos científicos, devem contribuir para a formação do pensamento teórico dos estudantes, o que não ocorre de modo imediato, mas em um processo a ser desenvolvido no decorrer dos anos de estudo, tornando imprescindível a organização curricular como elemento orientador da atividade dos professores. Assim, define-se como objetivo desta pesquisa: Investigar princípios teóricos e metodológicos norteadores do ensino de álgebra a partir da análise de propostas curriculares e da elaboração de atividades de ensino fundamentadas no desenvolvimento lógico e histórico dos conceitos. Metodologicamente, a pesquisa é composta por quatro fases: Uma análise bibliográfica que fundamente a importância do desenvolvimento lógico e histórico dos conceitos algébricos no processo de ensino; uma análise documental de diferentes propostas curriculares para identificar a presença e influência do desenvolvimento lógico e histórico dos conceitos na organização curricular; uma fase de organização de atividades orientadoras de ensino que captem a essência dos conceitos e permitam o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes e a última fase de investigação com professores de Matemática da rede pública de ensino que, em ações coletivas mediadas por atividades orientadoras de ensino, manifestem os princípios que os norteam na concretização das atividade de ensino. A partir destas quatro fases da investigação pretende-se destacar princípios teóricos e metodológicos que norteiam o ensino de álgebra e que portanto precisam ser contemplados na organização curricular deste conteúdo e na atividades dos professores.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PANOSSIAN, Maria Lucia. O movimento histórico e lógico dos conceitos algébricos como princípio para constituição do objeto de ensino da álgebra. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.