Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem fotogramétrica e calibração de um sistema de visão omnidirecional

Processo: 10/16439-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Antonio Maria Garcia Tommaselli
Beneficiário:José Marcato Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Fotogrametria   Calibração

Resumo

Os sistemas de visão omnidirecional, que possibilitam o imageamento em todas as direções (360º), têm sido utilizados em diversas aplicações. O uso de imagens omnidirecionais georreferenciadas em aplicações que requerem alta acurácia métrica, como por exemplo, na reconstrução 3D das fachadas dos edifícios (imagens com vista panorâmica) e também na geração de cenas de controle (imagens com vista aérea) que permitirá automatizar o processo de orientação de imagens aéreas e orbitais, exige, dentre outros aspectos, a calibração rigorosa destes sistemas. O objetivo principal deste trabalho consiste em realizar a modelagem fotogramétrica rigorosa bem como desenvolver uma técnica de calibração para um Sistema de Visão Omnidirecional (SVO) com georreferenciamento direto. Para tanto, serão desenvolvidos modelos matemáticos fotogramétricos baseados nas condições de colinearidade (pontos) e de coplanaridade (retas), os quais serão adaptados de modo a permitir a calibração do SVO. Os modelos matemáticos serão validados com imagens simuladas geradas no software livre POVRAY. Serão realizados experimentos com imagens reais, obtidas de um campo de calibração que será construído com características apropriadas para este tipo de sensor. Para tanto, serão desenvolvidos métodos para a extração de pontos e retas nas imagens omnidirecionais com precisão subpixel. A verificação da qualidade dos modelos desenvolvidos e do processo de calibração será realizada por meio de estatísticas nos pontos de verificação independentes e também através da comparação com os resultados fornecidos por modelos paramétricos (não rigorosos).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCATO JUNIOR, J.; TOMMASELLI, A. M. G.; MORAES, M. V. A. Calibration of a catadioptric omnidirectional vision system with conic mirror. ISPRS JOURNAL OF PHOTOGRAMMETRY AND REMOTE SENSING, v. 113, p. 97-105, MAR 2016. Citações Web of Science: 4.
MARCATO JUNIOR, JOSE; ANTUNES DE MORAES, MARCUS VINICIUS; GARCIA TOMMASELLI, ANTONIO MARIA. EXPERIMENTAL ASSESSMENT OF TECHNIQUES FOR FISHEYE CAMERA CALIBRATION. Bol. Ciênc. Geod., v. 21, n. 3, p. 637-651, JUL-SEP 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.