Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho produtivo e composição corporal de juvenis de pacu alimentados com diferentes relações proteína-carboidrato na dieta

Processo: 10/17755-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Leonardo Susumu Takahashi
Beneficiário:Mariana Midori Nagata
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta animal   Nutrição animal   Crescimento animal   Piaractus mesopotamicus   Pacu

Resumo

Na piscicultura, uma maneira interessante de se reduzir os custos de produção e a excreção nitrogenada no meio de cultivo é através da adequada inclusão de fontes energéticas mais baratas que a proteica, como os carboidratos, possibilitando que a proteína dietética seja utilizada o mais eficientemente possível para o crescimento, e não como fonte de energia. Apesar de alguns trabalhos terem sido realizados com a utilização de carboidratos pelo pacu Piaractus mesopotamicus, o possível efeito poupador de proteína da dieta pela inclusão de carboidratos ainda não foi estudado. Neste sentido, a presente proposta tem como objetivo verificar o efeito poupador de proteína, através de dietas com níveis sub-ótimos de proteína e crescentes de carboidratos, utilizando como ferramenta de avaliação o desempenho produtivo e a composição corporal dos peixes. Juvenis de pacu serão distribuídos em 28 caixas de polietileno (100-L), na proporção de 12 peixes/caixa. Durante 90 dias, os peixes serão alimentados em duas refeições diárias (09h00 e 17h00). O delineamento experimental será inteiramente casualizado com sete tratamentos (21:40; 21:50; 21:60; 19:40; 19:50; 19:60; e 23:46 %PD:%CHO) e quatro repetições. Serão avaliados o desempenho produtivo e a composição corporal dos peixes. Os resultados obtidos serão submetidos à análise de variância (ANOVA), sendo as médias comparadas pelo Teste de Tukey (5%), através do programa estatístico SAS, versão 9.0. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, MAYARA DE MOURA; NAGATA, MARIANA MIDORI; ENES, PAULA; OLIVA-TELES, AIRES; URBINATI, ELISABETH CRISCUOLO; TAKAHASHI, LEONARDO SUSUMU. Growth performance and metabolic responses to dietary protein/carbohydrate ratios in pacu (Piaractus mesopotamicus) juveniles. AQUACULTURE RESEARCH, v. 51, n. 12 SEP 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.