Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao antioxidante de extratos e fracoes de eleutherine bulbosa (iridaceae) e croton antisiphiliticus (euphorbiaceae).

Processo: 09/53827-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Etnofarmacologia
Pesquisador responsável:Regildo Márcio Gonçalves da Silva
Beneficiário:Bruno de Camargo Drago
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacognosia   Fitoquímica   Antioxidantes   Plantas medicinais

Resumo

A Cipura paludosa (batata roxa, alho do mato, coquinho) e Croton antisiphiliticus (pé de perdiz, curraleira e erva-mular) são plantas pertencentes ao cerrado, amplamente utilizadas na medicina fitoterápica popular, apresentando efeitos anti-inflamatórios, antinociceptivo, anti-sifilítica, anti-reumatismo e no tratamento de infecções urinárias. Porém, pouco se sabe sobre a constituição fitoquímica de tais espécimes, bem como os mecanismos de ações terapêuticas de seus compostos, desta maneira este trabalho objetiva estas elucidações, por meio de extração metanólica, sob agitação mecânica para C. paludosa e em soxhlet para C. antisiphiliticus, a eliminação do solvente será feita por meio de evaporador rotativo à temperatura de 60ºC, e a 45ºC respectivamente. Para preparação das frações, os extratos serão filtrados em coluna preenchida com sílica e submetidos à seqüência de solvente com polaridade crescente. É objetivo também deste projeto avaliar a capacidade antioxidante destas plantas que será analisada por meio de testes de seqüestro do radical livre estável DPPH e de quelante do Fe2+, determinado por espectrofotometria e os níveis de absorbância obtidos serão utilizados para a determinação do efeito antioxidante, também será realizado teste do poder redutor além da dosagem de fenóis totais e flavonóides, concomitantemente será analisado os constituintes dos extratos e frações por métodos colorimétricos e de cromatografia de camada delgada. (AU)